Qual a origem de Tarcísio de Freitas? Conheça a história e trajetória do governador

A origem de Tarcísio de Freitas foi na carreira militar, onde se formou em Engenharia – Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP
Com carreira militar e no funcionalismo público longe dos holofotes, a vida do governador de São Paulo deu uma guinada ao surgir como Ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro e não parou mais de crescer. Mas a origem de Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi longe dos núcleos de poder.

De família humilde e natural do Rio de Janeiro, Tarcísio cresceu no Distrito Federal e, com o Exército, passou por diversos municípios até se tornar um dos principais nomes da direita brasileira durante o governo Bolsonaro e depois ao vencer as Eleições de 2022 para o governo de São Paulo.
Hoje tem sido cogitado a pré-candidato a Presidente da República, em 2026, mas tem afirmado que o foco é buscar a reeleição como governador.
Qual a origem de Tarcísio de Freitas?
Tarcísio Gomes de Freitas nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1975, filho do brasileiro Amaury Vieira Freitas e da portuguesa Maria Alice Gomes Freitas. O jovem que viria a ser governador morou até os três anos na cidade carioca antes da família mudar para o Distrito Federal.
A origem de Tarcísio de Freitas é humilde. Ele cresceu em Águas Claras, cidade-satélite de Brasília. A mãe era empregada doméstica e o pai trabalhou no comércio antes fazer carreira no Banco do Brasil.
“Meu pai carregou caixa de sapato no comércio. Vendia bola, passava o dia com pão com mortadela”, declarou em entrevista ao programa Conversa com Augusto Nunes, da Revista Oeste, no início de abril de 2025.
Saiu de casa pela primeira vez em busca da carreira militar. Foi para Campinas, no interior de São Paulo, cursar a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Seguiu para a Acadêmia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), onde cursou Ciências Militares e foi declarado Aspirante a Oficial da arma de Engenharia.
Tarcísio e Cristiane se conheceram quando ele servia o Exército em Natal (RN) – Foto: Reprodução/Instagram
Como aspirante passou por outros municípios. Em Natal (RN), conheceu sua esposa Cristiane Ferreira da Silva Freitas. Natural de Parnamirim, a 17km da capital potiguar, a primeira-dama de São Paulo foi vendedora e depois gerente de loja em shopping. Os dois são casados na Igreja Católica há 26 anos e tem dois filhos, Matheus e Letícia.
Carreira militar
No Exército, foi subindo de patente até chegar a capitão, em 2002. Durante esse período cursou Engenharia Civil no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ). No mesmo instituto, fez mestrado em Engenharia de Transportes, concluído em 2008.
Passou por municípios como Manaus (AM) e Belo Jardim (PE). Trabalhou como engenheiro militar de 2003 a 2008, e chefiou a seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, entre 2005 e 2006.
Em 2008, ainda como capitão do Exército, deixou o serviço militar brasileiro.
Carreira no funcionalismo
Apesar da origem de Tarcísio de Freitas ser o Rio de Janeiro, ele decidiu se fixar com a família em Brasília. Passou no concurso para analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU).
No órgão federal, foi assessor do diretor de auditoria da área de infraestrutura entre 2008 e 2011, e coordenador-geral de auditoria da área de transportes em 2011. Neste ano, a então presidente Dilma Rousseff (PT), com governo abalado por denúncias de corrupção, apostou em perfis técnicos e nomeou Tarcísio como diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por indicação do general Jorge Fraxe.
Três anos depois, foi promovido à diretoria-geral do DNIT, cargo que exerceu até janeiro de 2015, quando deixou o Executivo e foi nomeado consultor legislativo da Câmara dos Deputados.
Já no governo Michel Temer (MDB) atuou como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações e concessões.
Pesando seu perfil técnico e a origem de Tarcísio de Freitas como militar, Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) o anunciou como Ministro da Infraestrutura logo após vencer as Eleições de 2018.
Carreira política
A frente do Ministério da Infraestrutura, Tarcísio tinha como missão finalizar obras inacabadas e conceder ativos para a iniciativa privada. Apostou muito em infraestrutura rodoviária, o que lhe rendeu o apelido de “homem asfalto”.
Durante sua gestão foram realizadas concessões em todos os modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), entre eles, 12 aeroportos e 13 terminais portuários.
Em 2021 surgiram os primeiros boatos de que Bolsonaro poderia lançar Tarcísio de Freitas para disputar o cargo de governador no ano seguinte, primeiro no Rio de Janeiro, e depois em São Paulo. Apesar da origem de Tarcísio de Freitas ser no Rio, ele saiu por São Paulo.
A origem de Tarcísio de Freitas é no Rio, mas ele chegou ao governo de SP sob apadrinhamento de Bolsonaro – Foto: Reprodução/Facebook/Tarcísio de Freitas
Neste mesmo ano, o então ministro começou a ganhar mais espaço e destaque dentro do governo. Bolsonaro passou a reforçar a origem de Tarcísio de Freitas como militar, o levou para “motociatas” com apoiadores em diferentes municípios brasileiros e o colocar como padrinho político.
Tarcísio de Freitas se filiou ao partido Republicanos em março de 2022 e anunciou pré-candidatura ao governo de São Paulo. Jair Bolsonaro foi o principal cabo eleitoral da campanha vitoriosa que levou o carioca ao Palácio dos Bandeirantes.
O governador de São Paulo tem mantido fidelidade ao ex-presidente, fazendo elogios públicos e participando de atos pró-Bolsonaro. Assim a origem de Tarcísio de Freitas é no Rio de Janeiro, mas hoje é é de todo o Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.