Após dores abdominais, paciente descobre tumor de 7 cm e é operado com robô em Joinville

Após dores abdominais, paciente descobre tumor de 7 cm e é operado com robô em Joinville – Foto: Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
Um tumor maligno com mais de sete centímetros foi retirado da glândula suprarrenal de um paciente de 40 anos por meio de cirurgia robótica, realizada nesta semana no Hospital Dona Helena, em Joinville.
O procedimento foi conduzido pelo urologista Eduardo Selbach, no Centro de Cirurgia Robótica da instituição, com o auxílio do robô Da Vinci Xi.

O paciente havia procurado atendimento após sentir dores abdominais e identificar uma massa palpável no abdômen. Exames confirmaram a presença de um tumor na glândula adrenal direita, localizada acima do rim.
Segundo Selbach, esse tipo de cirurgia era, até pouco tempo, realizada por meio de técnicas tradicionais, com incisões extensas e maior tempo de internação. O paciente costumava ficar de cinco a sete dias internado, com uma recuperação lenta e mais dolorosa.
Cirurgia foi conduzida pelo urologista Eduardo Selbach – Foto: Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
Precisão robótica
O médico destaca que a localização do tumor exigia um nível elevado de precisão. “O tumor tinha mais de sete centímetros, se expandia e comprimia estruturas anexas. Como a região é cercada por órgãos e vasos importantes, como a veia cava, a aorta, o fígado e o rim, a robótica foi essencial para o sucesso da cirurgia, devido à delicadeza dos instrumentos”, afirmou.
Com o uso do sistema robótico, o paciente recebeu alta médica no dia seguinte à operação.
Função das glândulas
As glândulas suprarrenais, também chamadas de adrenais, são responsáveis pela produção de hormônios como cortisol e adrenalina, além de atuarem na regulação da pressão arterial, estresse e equilíbrio de eletrólitos.
O paciente seguirá sob monitoramento médico para avaliações de rotina no período pós-operatório.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.