A idade de Nikolas Ferreira chama a atenção dos brasileiros – Foto: Internet/Reprodução/ND
Com apenas 28 anos de idade, o mineiro Nikolas Ferreira é um dos deputados federais mais jovens e, ao mesmo tempo, mais votados da história política recente do Brasil. Nikolas foi eleito em 2022 com um milhão e meio de votos, para um mandato de quatro anos em Brasília. A idade de Nikolas Ferreira é um dos fatores que mais chama a atenção dos brasileiros.
Natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Nikolas Ferreira nasceu em 30 de maio de 1996, e desde cedo ocupa lugar de destaque na mídia nacional, seja por meio dos canais digitais, onde concentra um número enorme de seguidores; ou nos corredores da Câmara dos Deputados, onde exerce o seu primeiro mandato como deputado federal.
Apesar da pouca idade, Nikolas chegou ao Congresso com o peso de ter sido o deputado mais votado do país nas útimas eleições gerais. Mas o que representa ter essa idade no Congresso Nacional, e de que forma a juventude de Nikolas Ferreira impacta na sua atuação política?
Prestes a completar 29 anos, Nikolas está bem abaixo da média de idade dos deputados federais brasileiros, que, segundo dados da Câmara dos Deputados, gira em torno de 50 anos. Ele pertence a um grupo restrito de parlamentares com menos de 30 anos em exercício, o que o coloca como expoente de uma nova geração política que tenta ganhar mais espaço no Congresso em meio a lideranças tradicionais.
Mas a pouca idade de Nikolas Ferreira é a o mesmo tempo uma vantagem e um desafio para ele. Isto porque a pouca idade, ao mesmo tempo que representa a renovação, e uma identificação de um eleitorado mais jovem com o parlamentar; também expõe a falta de experiência política.
Essa imaturidade, e uma certa falta de entendimento do jogo político tem sido apontada por alguns críticos como um obstáculo para a construção de acordos e alinhamentos necessários no processo legislativo, o que rende alguns problemas para o deputado.
Ousado para o cargo: idade de Nikolas Ferreira é atração no Congresso – Foto: TV Câmara/Reprodução
Sua juventude tem sido tanto um trunfo quanto um desafio. Por um lado, Nikolas representa renovação para um eleitorado conservador que vê nele alguém capaz de se comunicar diretamente com a população por meio das redes sociais.
Por outro, sua curta trajetória política é frequentemente questionada por adversários que apontam a falta de experiência como um obstáculo à construção de consensos no ambiente legislativo. Um dos casos mais emblemáticos que ilustram o impacto da juventude de Nikolas Ferreira (PL-MG) em sua vida política quase custou o seu mandato.
A polêmica da peruca
Ao falar da tribuna da Câmara dos Deputados sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o deputado vestiu uma peruca loura para dizer que as mulheres estariam perdendo espaço para “homens que se sentem mulheres”.
O episódio protagonizado por “Nikole”, como Nikolas se apresentou ao dizer que teria lugar de fala naquele dia, teve grande repercussão negativa e fez com a que deputada Tábata Amaral (PSB-SP) entrasse com uma representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do mandato do deputado mineiro.
Na ocasião, até o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, publicou uma reprimenda no X (antigo Twitter), afirmando que o plenário da Câmara não era lugar para exibicionismo. A cassação não foi adiante, e as polêmicas envolvendo o jovem deputado continuaram.
Em outro episódio de grande repercussão, durante uma audiência pública que ouvia o ex-ministro da Justiça Flávio Dino, Nikolas quase saiu no tapa com o também deputado André Janones (Avante-MG), depois de ser chamado de “chupetinha”.
O termo é uma referência aos ataques homofóbicos feitos a Nikolas no episódio em que um suposto vídeo em que ele estaria praticando sexo oral em outro homem viralizou na internet.
O impacto da idade de Nikolas Ferreira na atuação parlamentar
Nikolas Ferreira iniciou sua carreira política em 2020, aos 24 anos, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte. Três anos depois, assumiu seu primeiro mandato como deputado federal. Na Câmara, já integrou comissões importantes como as de Comunicação e Educação, além de apresentar mais de 150 propostas legislativas em 2024.
A presença digital do parlamentar é uma das mais expressivas entre seus colegas. Nikolas aproveita plataformas como Instagram e YouTube para se comunicar com seus milhões de seguidores, mobilizar sua base e sustentar posicionamentos conservadores em pautas como ideologia de gênero, armamento civil e defesa da família tradicional.
A idade de Nikolas Ferreira é um fenômeno no Congresso- Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND
Essa atuação digital reflete uma estratégia política que visa manter um engajamento constante com o eleitorado, principalmente os mais jovens, que se idenficam com o estilo do deputado. É justamente nesse público que Nikolas tem conseguido consolidar sua imagem como alguém que “fala a mesma língua” das redes sociais e do cotidiano do brasileiro médio.
A idade de Nikolas Ferreira também inspirou discussões sobre a idade mínima para cargos majoritários no Congresso Nacional. Em janeiro de 2025, o deputado Eros Biondini (PL-MG), aliado político do deputado mineiro, apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a idade mínima para disputar a Presidência da República e o Senado de 35 para 30 anos.
A medida ainda está em estágio inicial, mas é vista como um movimento para preparar terreno para lideranças jovens — entre elas, o próprio Nikolas Ferreira, apontado por muitos parlamentares como um dos nomes fortes da direita no futuro. Assim a idade de Nikolas Ferreira tem tudo para ser assunto ainda por alguns anos.