
Os eventos setoriais e multissetoriais fomentam a economia de uma cidade e da região em sua volta Crédito: Divulgação
Os eventos setoriais e multissetoriais fomentam a economia de uma cidade e da região em sua volta. Por isso o projeto da Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas) oferece apoio a iniciativas que objetivem a fortalecer a economia regional, gerar negócios e empregos, aumentar a competitividade, qualificar empresários e empreendedores, reduzir desigualdades, por meio da descentralização de oportunidades, além aproximar o estado dos municípios. Um exemplo a ser seguido por outros territórios mineiros e do Brasil é o da FELINJU (Feira de Lingerie de Juruaia), o maior evento de moda íntima do Brasil.
A FELINJU, que, em 2022, tornou-se um “Bem do Patrimônio Histórico e Cultural de Juruaia”, teve sua 28ª edição realizada entre os dias 10, 11 e 12 de abril. O evento, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), é considerado o maior da moda íntima no Brasil, com desfiles exclusivos que lançam as coleções de moda íntima, praia, fitness e homewear Outono/Inverno das principais marcas da cidade. Oferece ainda oportunidade de ampliação das redes de contatos, de realização de negócios e de desenvolvimento profissional. Este ano 4.362 pessoas passaram pelo no Centro de Eventos (EXPOJU) e outras 1.034 interagiram de forma online.
O valor em negócios gerado durante a feira foi de R$1.497.000,00, segundo relatos dos expositores, mas a plataforma online registrou mais R$ 4,5 milhões em vendas durante a FELINJU, então essa soma deve ser ainda maior, em decorrência da comercialização nas lojas físicas também. Daí a importância do evento para o município e para a região. Principalmente porque 95% das 420 empresas do setor têxtil na cidade são geridos por mulheres e geram 5 mil empregos.
A SDE Minas esteve presente na 28ª edição da FELINJU como parceira institucional, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento dos territórios e com o fortalecimento dos arranjos produtivos locais.
Durante o evento, a SDE Minas esteve presente com ações de aproximação com os expositores, apoio à geração de negócios, capacitação e incentivo à inclusão de pequenos empreendedores no maior palco da moda íntima do Brasil.
Priscila Traina, da loja da EXTFIT, considera que “a FELINJU é muito importante para a divulgação e posicionamento da marca, ela traz muitos potenciais clientes que aumentam consideravelmente o potencial de venda da nossa marca”.
“A FELINJU traz bastante pessoal de fora. Vem gente do Brasil inteiro. A gente faz prospecção de muitos clientes durante a feira e vende para eles o ano inteiro”, comemora Letícia Arnaldo, da loja Perlui Moda Masculina.
“A FELINJU não é só pra vendas, é para conhecer novas pessoas, novos tecidos e produtos. Na feira, a gente consegue o feedback dos nossos clientes e aumentar o lucro”, diz Vitória Marques, da loja Del Vale Moda Íntima.
“Fizemos 18 clientes novos de atacados e outros vários de varejo. A FELINJU é sempre uma oportunidade para conquistar novos clientes, a nossa loja tem orgulho de ter participado de todas as edições desde que a empresa foi criada em 2005, e acreditamos que nosso crescimento se deve a participação nos eventos e oportunidades que eles geram “, diz Rodrigo Mendonça, Silva sócio loja Intima Passion.
A FELINJU e outros eventos criados pelo Polo de Moda Íntima de Juruaia movimentam diversos setores da economia local e regional. O ano começa com o OUTLET JURUAIA, em janeiro, uma grande liquidação com descontos de até 70%. Oportunidade para lojistas, distribuidoras e consultoras renovarem seus estoques com peças de excelente qualidade, a preços convidativos.
O FESTLINGERIR, em setembro, lança a coleção Primavera/Verão das marcas associadas. Um dos maiores festivais de moda íntima, praia e fitness do Brasil.
Além de dar vazão à produtividade local do setor têxtil, estes eventos aquecem outros setores da economia, como o de prestação de serviços, que oferece infraestrutura, logística, comunicação, entre outros, para os organizadores e participantes, além do turismo de negócios da cidade e de boa parte do Sul de Minas Gerais. Naquela pequena cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, durante o período da feira, uma semana antes da FELINJU, já não há mais vagas. Os restaurantes e o comércio ficam lotados.
Para Tânia Rezende, presidente da ACIJU, “o papel dos eventos é crucial no desenvolvimento da economia de Juruaia, pois além de ser o cartão de visitas que apresenta o Polo de Moda Íntima da cidade para o Brasil e o mundo, ele faz com que as empresas se preparem para participar para cada um de forma profissional. Nós conseguimos divulgar nossas marcas a cada evento, nos programando para lançar coleções. Para isso, empresários e empresárias investem no desenvolvimento delas, adquirem maquinário, contratam mão de obra, tecnologia e capacitam suas equipes, criam diferenciais e eventos internos que geram experiência para os clientes. Estes eventos são as molas que impulsionam o polo e a cidade. Até as ruas são repintadas e mais cuidadas durante os eventos. As lojas reformadas, ganhando novas fachadas e vitrines. Enfim, os eventos impulsionam o desenvolvimento das industrias, do comercio e da cidade”.
A SDE Minas é uma parceria entre Governo de Minas, Codemge e ADESIAP Minas, com base o associativismo e norteada pelos princípios do SERVIR: sinergia; ética; respeito; verdade; inovação; e relacionamento. O apoio à 28ª FELINJU, fortaleceu o evento, a ACIJU, e as ações que promovem essa interação entre os setores, como a participação dos produtores rurais de Juruaia na feira.
Conheça mais do projeto SDE Minas acessando: https://sdeminas.com.br/.