Síndrome rara: o que a polícia concluiu sobre morte de criança esquecida no carro em Joinville

Síndrome rara: o que a polícia concluiu sobre morte de criança esquecida no carro em Joinville – Foto: Rawpixel.com/Freepik/ND
A mãe do menino de apenas três anos que morreu após ser esquecido em um carro por 10 horas, em Joinville, não deverá responder criminalmente pela tragédia. A investigação apontou que a mulher sofreu um fenômeno neurológico conhecido como “Síndrome da Criança Esquecida no Carro”.

De acordo com a Polícia Civil, o relatório final da investigação destacou que a conduta da mãe não preenche os requisitos de crime culposo e constatou que a criança foi esquecida involuntariamente no interior do veículo.
“Foi reconhecida a ocorrência do fenômeno ‘Síndrome da Criança Esquecida no Carro’, o qual pode acometer qualquer pessoa, especialmente em situações de estresse ou alteração de rotina”, afirmou a Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville).
Ainda segundo apurado, por meio de laudos técnicos e oitivas de testemunhas, a mãe acreditava ter deixado o filho na escola, sendo surpreendida com a ausência da criança apenas ao retornar para buscá-la no fim do dia.
O menino permaneceu no carro por cerca de 10 horas, o que resultou em sua morte por hipertermia, ou seja, a elevação excessiva da temperatura corporal.
“Diante da ausência do elemento da previsibilidade, essencial à caracterização da culpa, concluímos que a conduta é atípica do ponto de vista penal. Por isso, não foi realizado o indiciamento da genitora”, afirmou o delegado Luis Enrique Carvalho.
Com a conclusão do inquérito, o procedimento foi encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina para avaliação.
Relembre caso da criança esquecida no carro
A criança de 3 anos morreu após ser esquecida dentro do carro no bairro Comasa, em Joinville, no dia 25 de setembro de 2024, quando temperaturas intensas foram registradas na cidade.
Segundo informações da NDTV Record, a mãe da criança, de 38 anos, moradora do bairro Petrópolis, saiu para trabalhar pela manhã. Ela não costumava ser responsável por levar o filho à escola, mas seguiu sua rotina habitual.
Criança morreu após ser esquecida por 10 horas dentro de carro em Joinville – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND
Somente à tarde, ao buscar o menino na creche, localizada no bairro Comasa, a mãe percebeu que ele estava no carro. Desesperada, ela retirou a criança do veículo.
Um bombeiro civil, que passava pelo local a caminho do trabalho, prestou os primeiros socorros. De acordo com ele, a mãe tirou o menino do carro aos gritos, implorando por ajuda com o filho nos braços.
O bombeiro tentou reanimar o menino, mas ele já não apresentava sinais vitais. Populares também prestaram suporte na ocorrência.
Em seguida, a criança foi levada ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, onde teve o óbito confirmado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.