Um pessoa pode ser bloqueada através do endereço de IP do computador – Foto: Freepik/ND
Um dos problemas do wi-fi doméstico é a possibilidade de ele ser usado por terceiros sem permissão, e isso pode causar problemas. E essas pessoas podem afetar a velocidade de navegação e comprometer a segurança dos seus dispositivos conectados.
É por isso que é importante tomar medidas para bloquear alguém que fez login sem permissão. Embora pareça complexo, é possível detectar e bloquear alguém que está usando o seu wi-fi.
Como bloquear alguém que está usando o seu wi-fi
Desempenho de conexão reduzido
O primeiro sinal para detectar se você consegue bloquear alguém que está usando o seu wi-fi é um desempenho reduzido de conexão. As páginas da web demoram muito a abrir ou reproduzir vídeos.
Embora a causa possa ser uma falha no provedor ou um problema no roteador, também é possível que um vizinho ou alguém tenha obtido acesso não autorizado.
Um segundo sinal são as interrupções de conexão, quedas repentinas de velocidade ou a capacidade de se conectar a novos dispositivos, mesmo quando se está perto do roteador.
Da mesma forma, se a configuração do roteador impuser um número máximo de dispositivos conectados, um invasor poderá ocupar um dos slots disponíveis e assim, você poderá entender o que está ocorrendo e bloquear alguém que está usando o seu wi-fi.
Um dos sinais mais simples é observar os indicadores LED do roteador. Se todos os dispositivos domésticos estiverem desconectados, mas as luzes ainda estiverem piscando, isso é um sinal de que há tráfego de dados e, possivelmente, a presença de um dispositivo desconhecido.
Métodos para localizar dispositivos conectados
Existem alguns métodos para localizar os dispositivos que estão conectados à rede. Entre no painel de administração do roteador digitando o endereço IP no seu navegador.
Após entrar, verifique a lista de dispositivos: procure por seções como “Dispositivos conectados” ou “Mapa de rede”. Essa lista exibe os nomes ou IDs dos dispositivos conectados: telefones, computadores, câmeras de vigilância ou consoles.
Um outro método eficaz para descobrir dispositivos conectados é usar o endereço MAC, que é exclusivo para cada dispositivo.
Quando comparados os endereços MAC conhecidos dos seus próprios dispositivos com aqueles exibidos na lista do roteador, você pode identificar facilmente uma presença não autorizada e bloquear alguém que está usando o seu wi-fi.
Você ainda pode usar aplicativos como o Fing, WiFiMan ou WiFi Monitor, que são ferramentas que permitem que você escaneie a rede de um telefone celular e apresente uma lista de dispositivos conectados, incluindo seu endereço IP, nome, modelo e sistema operacional.
Homem coloca o cabo no roteador para conectar a internet – Foto: Freepik/ND
A maneira de bloquear alguém que está usando o seu wi-fi
Após a identificação do dispositivo suspeito, o primeiro passo é bloquear alguém que está usando o seu wi-fi pelo endereço MAC através do painel de administração do roteador.
Esse bloqueio é feito através da seção “Filtro MAC” ou “Controle de Acesso” nas configurações do roteador.
Outra opção direta e eficaz é alterar a senha do wi-fi. Dessa forma, todos os dispositivos conectados serão desconectados automaticamente. Somente aqueles que souberem a nova senha poderão acessar novamente. É recomendável usar senhas fortes, com pelo menos 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.