Sepultamento do Papa Francisco: período de celebração de nove dias antecede o conclave; entenda

Sepultamento do Papa Francisco foi realizado na manhã deste sábado (26) – Foto: Vatican Media/YouTube/ND
O sepultamento do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, ocorreu na manhã deste sábado (26). O velório foi realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, como havia sido solicitado pelo pontífice.
A cerimônia contou com missa, conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, e uma procissão em homenagem aos pobres e necessitados, antes da sepultura do caixão. O funeral marca o primeiro dia do novenário, período de nove dias de luto e orações em honra ao papa.

Sepultamento do Papa Francisco: novenário antecede o conclave
O sepultamento do Papa Francisco dá início ao Novendiali (novenário), que traz celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice falecido, conforme tradição da Igreja. A programação inicia neste sábado e vai até 4 de maio.
Cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais. Segundo o Vaticano, os atos visam refletir “a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do sumo pontífice com esses setores”.

1
6

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) – Vatican News/YouTube/ND

2
6

Papa Francisco morreu vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca – AFP/ND

3
6

Planalto confirmou presença de Lula e Janja no funeral do Papa Francisco – Ricardo Stuckert/PR/ND

4
6

Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND

5
6

Argentino, o Papa Francisco foi o primeiro não europeu eleito no conclave – Divulgação/Vatican News/ND

6
6

Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica – Vincenzo Pinto/Getty Images/ND

O novenário antecede o conclave, processo de escolha do próximo papa. A constituição apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada pelo Papa João Paulo II, define que a eleição deve começar 15 dias após a morte.
Caso o número de cardeais presentes seja insuficiente, a votação pode ser adiada. O limite para início é de 20 dias após o falecimento do pontífice. A escolha, portanto, deve começar entre 6 e 11 de maio.
Fiéis podem visitar túmulo a partir de domingo
Em seu testamento, o Papa Francisco expressou que gostaria que fosse enterrado em um túmulo simples, escavado no solo, sem decorações e com a inscrição “Franciscus”.
“Franciscus” é a única inscrição no túmulo do Papa Francisco – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
O local de sepultamento do Papa Francisco poderá ser visitado a partir de domingo (27). O túmulo foi construído no nicho da nave lateral da basílica, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, e perto do Altar de São Francisco.
O que é o conclave?
As regras de escolha do líder religioso foram estabelecidas em meados do século XIII, mas há registros de que o primeiro papa escolhido por outros membros da Igreja Católica tenham sido definidos por métodos parecidos antes disso, ainda no século XI.
Colégio dos Cardeais irá se reunir na Capela Sistina para escolher quem será o 267º pontífice – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Atualmente, 120 cardeais votam na escolha do líder máximo da igreja Católica. Para ser eleito, o candidato precisa somar dois terços dos votos. O Colégio de Cardeais se reúne na Capela Sistina para votar e não há um prazo para que a escolha seja feita.
Quando o novo papa é escolhido, o público é informado mediante uma fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O limite de idade para que os cardeais possam votar na eleição é 80 anos. Atualmente, há 222 cardeais com idade apta para votação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.