
‘A aventura do regime de Kiev fracassou completamente’, disse Vladimir Putin, em referência à incursão inimiga no território, iniciada em agosto de 2024. Chefe do Estado-maior agradeceu aos soldados russos e norte-coreanos que atuaram na campanha. Soldado russo caminhando em Malaya Loknya, Kursk
Ministério da Defesa da Rússia via Reuters
O chefe do Estado-Maior do Exército russo, Valery Gerasimov, anunciou neste sábado (26) que seus soldados recuperaram o controle da região administrativa russa (oblast) de Kursk, que era parcialmente controlada pelas tropas ucranianas desde uma ofensiva em agosto de 2024.
“Hoje, a última cidade no território do oblast de Kursk, a aldeia de Gornal, foi liberada das unidades ucranianas”, declarou Gerasimov durante uma reunião por vídeo com o presidente russo, Vladimir Putin.
“A aventura do regime de Kiev fracassou completamente”, afirmou Putin, em uma sequência divulgada pela televisão estatal russa.
Gerasimov, por sua vez, parabenizou os combatentes norte-coreanos por ajudarem as tropas russas a recuperar Kursk.
“Os soldados e oficiais do Exército norte-coreano que lutaram ao lado dos militares russos demonstraram grande profissionalismo, resistência, coragem e heroísmo ao repelir a invasão ucraniana”, disse a Putin.
A Ucrânia havia lançado uma ofensiva em Kursk em agosto de 2024, surpreendendo as tropas russas e tomando mais de 1.000 quilômetros quadrados.
Mas, ao longo do mês de março, os soldados de Moscou conseguiram reconquistar amplas áreas da zona.
Os dois países estão efetivamente em guerra desde fevereiro de 2022, quando Moscou lançou uma ofensiva militar para anexar partes do território do país vizinho.