Quando começa, nomes de SC e eleição que teve mortes: o que você não sabia sobre o conclave

Capela Sistina, no Vaticano, cediará o conclave – Foto: Wikimedia Commons/Divulgação/ND
O conclave, cerimônia fechada que determinará o próximo pontífice da Igreja Católica, deve começar a partir de 6 de maio.
A data marca 15 dias após a morte do Papa Francisco. O processo, contudo, pode levar até 20 dias para ser iniciado. Desta forma, é esperado que, até 11 de maio, os cardeais comecem a realizar suas escolhas. Como de costume, o conclave acontecerá na Capela Sistina, no Vaticano.

O edifício será fechado ao público a partir do dia 28 de abril, conforme comunicado do Diretório de Museus e Herança Cultural.
O que é o conclave?
As regras para a escolha do líder religioso foram formalizadas em meados do século XIII, mas há registros de que, ainda no século XI, papas já eram escolhidos por métodos semelhantes ao do conclave pelos membros da Igreja Católica. Atualmente, 120 cardeais votam em sua escolha.
Para ser eleito, o candidato precisa somar dois terços dos votos. Não há um prazo para que a escolha seja feita. Podem ocorrer até quatro votações por dia, mas, se após três dias um novo papa ainda não tiver sido definido, os cardeais se reúnem em oração. Isso pode se repetir até sete vezes.
Caso nenhum candidato alcance dois terços dos votos, a Igreja Católica determina que os dois mais votados na última rodada disputem uma votação final, que se encerrará apenas quando um deles atingir a maioria de dois terços. Quando o novo papa for escolhido, o público será informado mediante uma fumaça branca que sairá da chaminé do local.
O limite de idade para que os cardeais possam votar na eleição é 80 anos. Atualmente, há 222 cardeais com idade apta para votação. Durante todo o processo, os cardeais permanecem isolados, sem qualquer comunicação externa, garantindo total sigilo do que lá ocorre.
Colégio dos Cardeais se reunirá na Capela Sistina para escolher o 267º pontífice – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
A escolha do novo pontífice marca o início de um novo papado, sendo ele apresentado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro.
O conclave mais longo da história
De acordo com um artigo da National Greographic da Espanha, com a morte do Papa Clemente 4°, em 29 de novembro de 1268, instaurou-se um dos conclaves mais longos da história da Igreja Católica. A cerimônia teve início naquele mesmo ano, e perdurou até 1271.
Isso aconteceu porque a eleição papal exigia a maioria de dois terços de votos dos cardeais. Esse número, contudo, era difícil de ser alcançado, visto que “as duas facções majoritárias de cardeais da época se vetavam mutuamente”, conta o artigo.
“Além disso, havia um número muito pequeno de cardeais com direito a voto (20), o que significava que o novo Papa tinha de obter pelo menos 14 votos a favor”, conclui o texto. Após quase três anos de discussões, “as autoridades locais estavam fartos e tomaram medidas drásticas para acelerar a decisão”.
Conforme a fonte, intitulada “Divisão, fome e morte: o conclave mais longo e complicado da história”, três cardeais morreram para que o processo terminasse. Ao fim, subiu ao cargo o Papa Gregório 10, coroado dentro da Basílica de São Pedro. Seu papado durou de 1271 a 1276.
Três catarinenses podem ser eleitos neste conclave
Ao todo, o Brasil conta com oito cardeais aptos a serem eleitos papa. No entanto, apenas sete têm direito a voto. Entre eles, há três catarinenses: Dom João Braz de Aviz, natural de Mafra; Dom Jaime Spengler, de Gaspar; e Dom Leonardo Steiner, de Forquilhinha.

O velório do Papa Francisco
O velório do Papa Francisco chegou ao fim neste sábado (26), às 5h, na Basílica de São Pedro, em Roma, após a participação de 250 mil fiéis.

1
6

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) – Vatican News/YouTube/ND

2
6

Papa Francisco morreu aos 88 anos, vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca – AFP/ND

3
6

Planalto confirmou presença de Lula e Janja no funeral do Papa Francisco – Ricardo Stuckert/PR/ND

4
6

Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND

5
6

Argentino, o Papa Francisco foi o primeiro não europeu eleito no conclave – Divulgação/Vatican News/ND

6
6

Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica – Vincenzo Pinto/Getty Images/ND

O sepultamento ocorreu em seguida, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em uma cerimônia privada. O rito de sepultamento iniciou as 13h, em um ato dirigido pelo cardeal Kevin Farre, camerlengo responsável pela administração do Vaticano na ausência do papa.
O vaticano divulgou nas redes as fotos da cerimônia, que foi reservada apenas a poucos membros da Igreja e a familiares. Francisco será o oitavo a ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, sendo que o último foi Clemente 9º, em 1669.
Papa Francisco morreu aos 88 anos – Foto: Reprodução/Vatican Media/ND
Vários líderes mundiais, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja da Silva, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanharam e estiveram presente na cerimônia fúnebre do líder religioso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.