
Atividade faz parte do projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia, realizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia, realizado pela Fundação Rede Amazônica
Divulgação/FRAM
Alunos da Escola Estadual Professora Eliana de Freitas Moraes, no bairro Lago Azul, na Zona Norte de Manaus, participaram nesta quinta-feira (24) de palestras sobre gestão integrada de resíduos. A atividade faz parte do projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia, realizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com Denis Carvalho, analista de projetos da Fundação Rede Amazônica, o objetivo é incentivar a conscientização ambiental desde cedo.
“Acreditamos que a educação é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Este projeto tem como objetivo despertar, desde cedo, a consciência ambiental por meio de atividades que engajam e geram impacto positivo em toda a sociedade”, afirmou.
As palestras foram conduzidas por Thiago Andrade, especialista em gestão de resíduos e idealizador do projeto Drive Thru Ambiental, que promove o descarte correto de lixo eletrônico e materiais recicláveis.
“A comunicação com os jovens deve utilizar uma linguagem voltada para eles, reconhecendo que são o futuro do mundo. O que esperamos é que comecem a adotar pequenas ações no dia a dia, capazes de gerar mudanças reais em suas rotinas e, consequentemente, no mundo ao seu redor”, destacou Andrade.
Fundação Rede Amazônica realiza primeiro plantio de mudas do projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia
Sobre o projeto
Criado em 2003, o Consciência Limpa surgiu com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a limpeza dos igarapés de Manaus, envolvendo a sociedade civil e o poder público. Em 2013, passou a contar também com o Pelotão Mirim Ambiental, voltado à formação de jovens como agentes de transformação em suas comunidades.
Em 2023, a Fundação Rede Amazônica ampliou o escopo do projeto com o lançamento do Consciência Limpa – Recicla Amazônia, que une reciclagem, educação ambiental e geração de renda para comunidades, fortalecendo a economia circular na região.
Projeto Consciência Limpa promove plantio na comunidade Mainá