Frio intenso atinge o Brasil e mínima pode chegar a 0°C; veja as regiões mais afetadas

Frio intenso pode alcançar temperaturas negativas na região Sul do Brasil – Foto: Wagner Urbano/ Reprodução/ ND
Uma frente fria acompanhada de um centro de baixa pressão avançou pela região Sul do Brasil e trouxe chuvas no domingo (28). Agora, o sistema se afasta e dá lugar a uma massa de ar frio e seco, que promete frio intenso ao longo da semana.
A previsão para o Sul é de tempo firme nos próximos dias. O sol já volta a raiar na maior parte de Santa Catarina ao longo desta segunda-feira (28), segundo a Epagri/Ciram.

As máximas não passam de 25°C no estado. Com o declínio das temperaturas à noite, a terça-feira (29) deve amanhecer com geada e mínimas entre 0 e 6 °C no Planalto Sul e áreas altas do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Durante o dia, as máximas serão de 20 a 24°C. O tempo estável e o frio intenso seguem no decorrer da semana, com formação de nevoeiros isolados e presença de sol em todas as regiões.
Santa Catarina deve amanhecer com geada e temperaturas congelantes na terça-feira – Foto: Wagner Urbano/ND
No Paraná, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) destaca o resfriamento do estado com a chegada da massa de ar frio e seco na noite desta segunda-feira. No centro-sul, as mínimas variam entre 5 a 7°C na terça-feira.
Não há previsão de chuva significativa no Paraná esta semana. Apesar do predomínio do sol, o frio intenso deve persistir nos próximos dias. Assim como em Santa Catarina, nevoeiros podem se formar no início da manhã de quinta-feira (1º).
Frente fria se afasta e dá lugar à massa de ar frio e seco, que deve atingir os demais estados brasileiros ao longo da semana – Foto: Leo Munhoz/ND
As mínimas no Rio Grande do Sul já se aproximam de 10°C a partir desta segunda-feira. Na serra gaúcha, há possibilidade de temperaturas negativas na madrugada de terça-feira. À tarde, as máximas chegam a 20°C.
Após as chuvas de domingo, o tempo será ensolarado no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio e seco que avança pelo estado é impulsionada por um ciclone no Atlântico Sul, que não representa perigo.
As noites de frio intenso e madrugadas com risco de geada se mantêm ao longo da semana. As temperaturas no estado podem voltar a subir a partir de sexta-feira (2).
Enquanto Sul tem tempo firme e frio intenso, chuva atinge demais regiões do Brasil
A frente fria se afasta da região Sul e passa a influenciar outros estados a partir desta segunda-feira. O sistema frontal promete semana chuvosa no país.
Antes da chegada do frio intenso, chuva irregular atinge estados do Sudeste – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/ND
Segundo análise da MetSul Meteorologia, a chuva será mais volumosa na região Norte, com destaque para os estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Acre. Parte do litoral do Nordeste também será afetado, sobretudo na Bahia, e Maranhão pode registrar pancadas isoladas.
A previsão é de chuva em todos os estados do Sudeste e Centro-Oeste, de forma irregular e mal distribuída. A MetSul aponta que o norte de Minas Gerais deve acumular o maior volume. Após a passagem da frente fria, o sistema dá lugar à massa de ar que provoca frio intenso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.