Pior desempenho em matemática está entre estudantes do 3º do ensino médio – Foto: iStockphoto/ND
Cerca de 94,5% dos estudantes de Santa Catarina que cursam o 3º ano do ensino médio não sabem o adequado de matemática. Os números são do estudo “Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia”, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Todos Pela Educação.
O estudo foi feito com base nos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicado a estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio para avaliar o desempenho em matemática e língua portuguesa entre 2019 e 2023.
O estudo classifica os níveis de aprendizagem em avançado, proficiente, básico e insuficiente. Conforme o levantamento, apenas 5,5% dos estudantes do 3º e último ano do ensino médio de Santa Catarina são proficientes em matemática, ou seja, sabem o adequado da matéria.
Se passaram por todos os anos de ensino regularmente, esses estudantes cursavam o 1º ano do ensino médio em escola pública em 2020, no início da pandemia da covid-19.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos estudantes que estão prestes a se formar no ensino médio, 51,5%, não sabem o básico de matemática. O índice é 11,9% maior do que o de 2019, antes da pandemia. Classificados no nível “insuficiente”, o estudo considera que esses alunos apresentaram pouquíssimo aprendizado e precisariam de recuperação.
“Se os desafios já eram grandes antes da pandemia da covid-19, o contexto atual torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades, garantindo o direito à educação de qualidade para todos”, diz o estudo.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina foi procurada, mas ainda não enviou posicionamento. O espaço para manifestação segue aberto.
Estudantes de SC não voltaram aos níveis de aprendizado pré-pandemia em nenhum ano
A pesquisa foi feita com dados coletados entre 2019 e 2023 e mostra que Santa Catarina não atingiu os níveis pré-pandemia em nenhuma das etapas.
No 5º ano do ensino fundamental da rede pública, 75,7% dos alunos têm aprendizagem adequada em língua portuguesa e 66,1% em matemática. Os alunos deste ano têm os melhores índices de Santa Catarina, porém, ainda não atingiram os níveis pré-pandemia, com quedas de 1,9% e 3,9% desde 2019, respectivamente.
Conforme o estudante avança de ano, o desempenho adequado em português e matemática diminui. Cerca de 48,6% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental público de Santa Catarina sabem o adequado de português e 23,3% de matemática. De 2019 para 2023, esse índice reduziu 0,7% e 1,9%, respectivamente.