Martim-pescadores foram reintroduzidos na natureza – Foto: Divulgação/Martin Kastner TNC-ZSL/ND
Uma ave extinta que, recentemente retornou à natureza, colocou os primeiros ovos após quase 40 anos. O martim-pescador de Guam desapareceu quando a cobra-marrom-das-árvores foi acidentalmente introduzida na ilha de mesmo nome no Pacífico, em 1940.
O último pássaro da espécie foi visto em 1988. Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, a ave foi reintroduzida na Reserva do Atol de Palmyra da The Nature Conservancy em setembro de 2024 pelo Programa de Recuperação Sihek.
Na época, foram nove aves reintroduzidas, sendo cinco machos e quatro fêmeas. Em março deste ano, os biólogos encontraram um ninho, marcando a primeira vez que a espécie se reproduz na natureza desde sua extinção.
“Eles são um marco notável na missão de décadas para resgatar o Sihek da beira da extinção, e este momento de celebração é uma verdadeira prova de todo o trabalho dedicado de todos que trabalham dia e noite para proteger e recuperar esta ave incrível”, disse o professor John Ewen, do Instituto de Zoologia da Sociedade Zoológica de Londres.
Veja fotos da ave extinta que retornou à natureza
1
4
Aves foram criadas à mão por tratadores de zoológicos – Divulgação/Martin Kastner TNC-ZSL/ND
2
4
Quatro fêmeas e os cinco machos exploraram o novo lar e rapidamente aumentaram a família – Divulgação/Martin Kastner TNC-ZSL/ND
3
4
Ovos se tornaram os primeiros em 40 anos – Divulgação/Martin Kastner TNC-ZSL/ND
4
4
O último pássaro tinha sido visto em 1988 – Divulgação/Martin Kastner TNC-ZSL/ND