Pico de maré ‘invade’ iate clube e surpreende motoristas em Joinville – Foto: Reprodução/Internet/ND
Um pico de maré atinge diversas regiões de Joinville na tarde desta segunda-feira (28). Bairros como Comasa, Boa Vista e Guanaraba registram pontos de alagamento devido ao fenômeno. O Iate Clube da cidade também foi afetado e ficou com o pátio parcialmente coberto por água.
“Dia sem chuva, a maré levantou”, disse um motorista ao registrar a situação na região da rua João Ebert, no bairro Comasa. As laterais da via principal aparecem cobertas de água no vídeo compartilhado na internet. Pedestres, ciclistas e motoristas precisaram desviar dos pontos de alagamento.
Já no Joinville Iate Clube a água cobriu parcialmente o pátio. “A situação já era prevista, pois nossa equipe monitora constantemente a tábua de marés da região. Tudo está sob controle e as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança do local”, afirmou a associação nas redes sociais.
Pico de maré deixou pátio parcialmente alagado no Joinville Iate Clube – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
A região central também é afetada pela maré alta. O Rio Cachoeira não transbordou, mas ruas próximas, como a 9 de Março, registram pontos de alagamento.
Maré meteorológica
As cheias já eram esperadas. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso que tratava sobre agitação marítima para esta segunda.
De acordo com o órgão, ventos de quadrante sul continuam mantendo o mar agitado em toda a costa catarinense pelo menos até às 18h de terça-feira (29).
Maré alta afeta região central da cidade – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Ao ND Mais, o meteorologista Marinho Stringari Filho disse que os alagamentos são causados pelo fenômeno conhecido como maré meteorológica, que ocorre durante a passagem de frentes frias ou tempestades em alto-mar.
“Caracteriza-se pelo aumento repentino do nível do mar, causado pela combinação de ventos fortes e maré astronômica. Essa combinação resulta em uma elevação significativa da superfície do mar, podendo causar inundações e danos graves às áreas costeiras”, disse.
Veja mais imagens da maré meteorológica que atinge Joinville
1
4
Maré alta afeta região central da cidade – Reprodução/Internet/ND
2
4
Bairro Boa Vista registra pontos de alagamento – Reprodução/Internet/ND
3
4
Maré alta afeta região central da cidade – Reprodução/Internet/ND
4
4
Bairro Comasa foi um dos mais afetados pela maré alta – Reprodução/Internet/ND
Região do terminal do Guanabara também registrou alagamento – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Maré alta afeta região central da cidade – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Região da rua João Ebert também registrou alagamento – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Diversas regiões da cidade foram afetadas – Vídeo: Reprodução/Internet/ND
Recomendações durante a maré alta
Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar;
Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.