Requerimento da oposição na Câmara pede detalhes sobre gastos com viagem de comitiva brasileira para funeral no Vaticano
Os gastos com a viagem da comitiva brasileira ao Vaticano, para o funeral do Papa Francisco, preocupam os deputados de oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados. A oposição protocolou, nesta segunda-feira (28), um requerimento de informações para que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explique os valores gastos com a viagem.
No documento, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), questiona a composição da comitiva, os critérios para a escolha dos integrantes, e principalmente o valor total das despesas para a viagem; incluindo gastos com passagens, hospedagem, diárias e outros custos.
“Enquanto os Estados Unidos enviaram apenas duas pessoas — o ex-presidente Donald Trump e sua esposa Melania — o Brasil organizou um verdadeiro ‘Bonde do Lula’ para atravessar o Atlântico”, ironizou o líder Zucco. “Queremos saber quanto custou esse desfile de vaidades bancado com dinheiro do contribuinte”, completou o líder da oposição.
Para o deputado Zucco, em tempos de dificuldades econômicas e cortes em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, é inadmissível que o governo federal promova gastos faraônicos para satisfazer interesses políticos e pessoais.
“O Brasil precisa de respeito e austeridade, não de um séquito presidencial em momentos que exigem sobriedade e responsabilidade com o dinheiro público”, concluiu o líder.
Gastos com viagem: oposição quer detalhes sobre contas da comitiva que esteve no funeral do Papa