Quatro em cada 10 atropelamentos em Blumenau acontecem onde você menos espera

Quatro em cada 10 atropelamentos em Blumenau foram na faixa de pedestres em 2025 – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Quatro em cada 10 atropelamentos em Blumenau ocorreram na faixa de segurança em 2025, segundo dados da GMT (Guarda Municipal de Trânsito), atualizados até 23 de abril. Até o final de março, a cidade contabilizou 26 atropelamentos, sendo 11 deles nas faixas de pedestres.
Apesar de ainda preocupantes, os dados revelam que a taxa de atropelamentos em Blumenau foi reduzida desde o último ano. No mesmo período de 2024, a cidade contabilizou 32 atropelamentos, dos quais 20 ocorreram na faixa de segurança.

Segundo a GMT, dois atropelamentos fatais foram registrados em 2024, ambos na faixa de segurança. Agnes Montagna, de 74 anos, morreu após ser atropelada por uma ambulância enquanto voltava do trabalho, no final de março.
Em julho, outro atropelamento em Blumenau chocou a população. Eduardo Henrique Santos Gomes, de 14 anos, morreu depois de ser atropelado por um motorista embriagado, enquanto voltava para casa.
Idosa atropelada por ambulância foi uma das vítimas fatais
Idosa morreu após ser atropelada por uma ambulância em Blumenau – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Agnes Montagna, de 74 anos, foi uma das vítimas fatais entre os atropelamentos do último ano. Em 25 de março de 2024, a faxineira voltava do trabalho quando foi atingida por uma ambulância na faixa de pedestres da Avenida Martin Luther, próximo ao número 307, no bairro Victor Konder. A idosa faleceu dois dias depois no Hospital Santa Isabel, após uma parada cardíaca.
Depois de um ano, o acidente ainda deixa a família da vítima indignada. “Eu só fiquei sabendo [do acidente] de madrugada, porque meu sobrinho ligou pro celular dela e alguém no hospital atendeu. Ninguém nem se dignou a nos avisar que ela tinha sido atropelada, isso foi muito descaso”, relata Cintia Montagna, filha de Agnes.
Segundo ela, nem o Samu nem a Prefeitura de Blumenau prestaram esclarecimentos até hoje. “Ninguém falou nada”, reforça. A idosa deixou o marido, de 74 anos, quatro filhos, cinco netos e um bisneto.
A Secretaria de Trânsito de Blumenau também foi procurada para prestar esclarecimentos sobre o caso, mas não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.
Idosa morreu após ser atropelada por uma ambulância em Blumenau – Foto: Divulgação/ND
“Quem mais sente falta dela ainda é o meu irmão, que tem síndrome de Down”, conta Cíntia. O filho de Agnes, hoje com 36 anos, ficou aos cuidados do pai, com o apoio das irmãs.
Segundo a Prefeitura, a ambulância estava em atendimento de emergência, com a sirene ligada, a caminho de uma ocorrência no bairro Badenfurt.
Para Cintia, mudanças simples na infraestrutura viária poderiam evitar novos atropelamentos em Blumenau. “Todas as faixas de pedestre deveriam ser elevadas. Acho que isso ajudaria”, sugere.
Adolescente morreu atropelado por motorista embriagado
Eduardo Henrique Santos Gomes, de 14 anos, morreu após ser atropelado em Blumenau – Foto: Redes Sociais/Mesorregional/Reprodução/ND
O adolescente Eduardo Henrique Santos Gomes, de 14 anos, morreu na noite do dia 20 de julho de 2024, depois de ser atropelado enquanto voltava para casa, na faixa de pedestres, na rua Frei Estanislau Schaette, bairro Água Verde, em Blumenau.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, Eduardo já estava morto quando o socorro chegou no local. Ele apresentava traumas severos na cabeça. Um outro adolescente, de 12 anos, foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, com ferimentos nas pernas e escoriações pelo corpo.
O homem, de 29 anos, que atropelou e matou o adolescente fugiu sem prestar socorro. De acordo com a Polícia Militar, o automóvel Volkswagen Nivus era alugado e foi abandonado pelo motorista na rua Ricardo Althoff, no bairro Passo Manso, próximo a casa onde mora com uma tia.
Os policiais conseguiram identificar o motorista, que foi localizado mais tarde. Ele apresentava sinais de embriaguez e se recusou fazer o teste do bafômetro, de acordo com a Polícia Militar. Ele foi preso e encaminhado à Central de Polícia.
Primeiro atropelamento fatal de Blumenau em 2025
Pedestre morre após ser atropelado por motorista embriagado – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND
O primeiro atropelamento fatal de Blumenau em 2025 foi registrado na madrugada desta segunda-feira (28). Um homem, de 47 anos, foi atropelado na noite de domingo (27), na Rua Primeiro de Janeiro, no bairro Fidélis.
O motorista, de 66 anos, não ficou ferido. De acordo com o boletim da GMT (Guarda Municipal de Trânsito), o homem “apresentava sinais de embriaguez” e se recusou a fazer o teste de bafômetro.
Segundo a GMT, não há faixa de segurança no local.
O que diz a Secretaria da Trânsito de Blumenau
Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes promove campanhas para reduzir acidentes – Foto: Divulgação/ND
A  SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) afirma que trabalha para conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, com diversas campanhas ao longo do ano para reduzir acidentes, incluindo os atropelamentos em Blumenau.
Entre as ações realizadas estão palestras em empresas, abordagens na Rota do Lazer, campanhas educativas nas escolas e blitz nas ruas. Essas iniciativas buscam alertar crianças, jovens e adultos sobre como atravessar a rua com segurança, incluindo também ciclistas e pessoas em veículos autopropelidos.
A secretaria reconhece que o pedestre é a parte mais vulnerável e tem prioridade nas faixas de pedestres. Portanto, a pasta continua a educar para reduzir atropelamentos em Blumenau e mortes no trânsito em geral.
Ruas com maior índice de atropelamentos em Blumenau
Em 2024

Rua Amazonas (Garcia) – 9
Rua General Osório (Água Verde) – 5
Rua Sete de Setembro (Centro) – 4
Avenida Presidente Castelo Branco/Beira Rio (Centro) – 3

Em 2025

Rua Benjamin Constant (Do Salto) – 3
Avenida Presidente Castelo Branco/Beira Rio (Centro) – 2
Rua República Argentina (Ponta Aguda) – 2

Dicas de segurança para pedestres

Olhar para os dois lados antes de atravessar;
Evitar distrações como celular ou fones de ouvido;
Certificar-se de ser isto antes de cruzar a rua;
Andar na calçada;
Respeitar a sinalização;
Evitar pontos cegos, como passar na frente de veículos grandes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.