VÍDEO: Avião da FAB realiza transporte de órgãos para doação após acidente em SC

Matteo estava de moto quando foi atingido por um carro na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC) – Foto: Arquivo pessoal/ND
Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) foi a responsável pelo transporte de órgãos de Matteo Alves da Silva, de 25 anos, que morreu vítima de um acidente entre carro e moto no sábado (26).
A família decidiu doar todos os órgãos do jovem, morador de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A generosidade ajudou a salvar vidas no estado, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Segundo informado pela Secretaria de Estado da Saúde, o avião levou o coração de Matteo até o sudeste do país e o pulmão foi para o estado vizinho, enquanto fígado e rins foram transplantados em solo catarinense. As regiões foram decididas conforme distribuição do Sistema Nacional de Transplantes.
Para a família, a decisão pela doação de órgãos foi imediata. “Sabemos que, mesmo sem ter tido uma segunda chance, ele dará essa oportunidade a outras pessoas. Isso nos consola em meio à dor. Ele dará vida para outras pessoas”, disse Gilmar Alves da Silva, pai de Matteo, em entrevista ao ND Mais.
Órgãos foram removidos no Hospital Regional do Oeste
A morte de Matteo foi confirmada na noite de terça-feira (29). Assim que a família decidiu pela doação, os órgãos de Matteo foram removidos no HRO (Hospital Regional do Oeste), para garantir o tratamento e armazenamento adequados até o transporte de órgãos ser realizado.
Órgãos de Matteo foram removidos no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó – Foto: HRO/ND
“A equipe da Comissão Hospitalar de Transplantes do HRO agradeceu, imensamente, a solidariedade da família, pois a doação é a maior forma de vida”, comentou a enfermeira e coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes, Jussara de Lima.
Além das equipes do HRO, o procedimento que antecedeu o transporte de órgãos envolveu membros de equipes multidisciplinares de outras três cidades: São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Mais de 30 profissionais foram envolvidos na cirurgia.
Avião da FAB faz transporte de órgãos de Chapecó para São Paulo
Poucas horas após a operação de remoção, a aeronave da FAB decolou em direção a Chapecó para realizar a coleta e transporte de órgãos. O avião pousou no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, no Oeste, às 8h34 da quarta-feira (30), com três médicos a bordo.
Avião da FAB foi usado no transporte de órgãos de catarinense morto em acidente – Foto: Guilherme Blanger/ND
O avião decolou do Aeroporto de Chapecó às 11h35 (horário local) e pousou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 13h24. Em seguida, um veículo da secretaria de Saúde daquele estado fez o transporte de órgãos até o hospital de destino.
O corpo de Matteo foi velado na quarta-feira (30) e o sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), no cemitério municipal de Chapecó.
Veja momento em que aeronave chega em São Paulo:


Veja momento em que avião da FAB chega no aeroporto de Congonhas com órgãos de catarinense – Vídeo: Golf Oscar Romeo/YouTube/ND
Doação de órgãos
Segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), Santa Catarina é o segundo estado com maior taxa de doação de órgãos, com 40,7 por milhão de população, enquanto a taxa nacional não chega a 20 (19,5 pmp). No estado, a não autorização de familiares para a doação também é uma das menores do país, com 35%, enquanto a média nacional está em 45%.
Entre janeiro e agosto de 2024, a SC Transplantes, pasta vinculada à SES (Secretaria de Estado da Saúde), registrou 504 notificações de doadores em potencial. Desses, 215 doações foram exitosas. O número equivale ao índice de 42,3 por milhão de população (pmp) no território catarinense, nos casos de morte encefálica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.