Jorge, o cão arremessado de ponte é abandonado novamente e volta às ruas de Joinville – Foto: Isabela Corrêa/NDTV/Reprodução/ND
O cachorro Jorge, que foi arremessado de uma ponte em Joinville, foi novamente abandonado. O caso, que ganhou repercussão em março de 2024, havia terminado “bem”, com uma família adotando o animal. Os novos tutores, porém, foram negligentes.
O Cbea (Centro de Bem-Estar Animal) apurou que a família deixava Jorge ter acesso à rua. O animal passou a escapar para passear pelas ruas da região. Recentemente, porém, o cão fugiu e os tutores não o procuraram mais.
A equipe do centro encontrou Jorge na rua, o identificou – por meio do microchip que possui – e o resgatou novamente. Ele foi levado para o abrigo, onde recebe os cuidados necessários.
Nova adoção
Jorge estava disponível para adoção na feira do Cbea na 22ª edição da Festa do Trabalhador da NDTV RECORD. De acordo com a Prefeitura de Joinville, uma família demonstrou interesse em Jorge. A equipe do centro fará contato para saber se a adoção será concretizada.
O cachorro Jorge ficou conhecido em Joinville após ser vítima de maus-tratos – Foto: Isabela Corrêa/Divulgação/ND
Jorge foi castrado e microchipado após o primeiro abandono. No abrigo, inclusive, ele era conhecido como um “pop-star”: ele encantava a todos com sua energia e essência dos vira-latas.
Relembre caso de Jorge, cão arremessado de ponte de Joinville
O cachorro Jorge, que comoveu Joinville após ser jogado da ponte pela tutora, era “negligenciado” e visto como um problema pela família que o arremessou da ponte, segundo a delegada Tânia Harada.
Apesar disso, mantinha uma relação de afeto com os filhos da investigada, que presenciaram a cena de maus-tratos no dia 8 de março de 2024, no bairro Pirabeiraba.
“Nós notamos o vínculo afetivo por parte das crianças. Os tutores, adultos, deixaram muito claro que não queriam aquele cachorro. Que o cachorro era um problema”, explicou a delegada na época do caso.
Mesmo após ser jogado da ponte, o cão conseguiu retornar para casa machucado e molhado.
Cachorro é lançado de cima de ponte em Joinville – Vídeo: DIC Joinville /Divulgação/ND
Por meio de imagens de câmera de segurança, a Polícia Civil conseguiu identificar a autora. A mulher foi condenada a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão pelo crime de maus-tratos.
A sentença foi proferida em 18 de dezembro de 2024. A justiça também condenou a mulher ao pagamento de R$ 5 mil como reparação de danos animais e morais. O valor deverá ser destinado ao Fundo de Reparação de Bens Lesados.
Cão foi resgatado e está disponível para adoção em Joinville – Foto: PCSC/Divulgação/ND