Sensores para novo sistema de bilhetagem são instalados em Joinville

Sensores para novo sistema de bilhetagem são instalados em Joinville – Foto: Yasmin Rech/ND
Os novos sensores de passe já foram instalados nos principais terminais de Joinville e devem entrar em operação a partir do dia 5 de maio, marcando o início da transição para o Cartão Ideal, novo modelo de bilhetagem que substituirá os passes descartáveis.

Em funcionamento desde 2009, o atual sistema de bilhetagem eletrônica será desativado. Durante a transição, que durará 45 dias, os novos sensores funcionarão junto com os antigos até a descontinuação total do passe retornável, prevista para o fim de junho.
Apesar da descontinuação do passe retornável, modelo já extinto em diversas cidades brasileiras, os créditos carregados continuarão válidos até o esgotamento total, sem prejuízo ao usuário.

1
2

Joinville inicia a transição para um sistema de bilhetagem mais moderno, com novos sensores já instalados nos principais terminais da cidade – Yasmin Rech/ND

2
2

Operação inicia a partir de 5 de maio – Yasmin Rech/ND

O que o passageiro precisa saber?
A principal mudança é que o Cartão Ideal passará a ser o meio de pagamento padrão no transporte coletivo da cidade. Para facilitar a adaptação, os ônibus terão sinalizações internas com orientações sobre o uso dos novos equipamentos.
Quem ainda não tiver o Cartão Ideal poderá, temporariamente, adquirir tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por até 72 horas após a compra. A tarifa embarcada permanecerá inalterada.
Vantagens do Cartão Ideal
O Cartão Ideal não possui taxas de emissão nem de administração, o que significa que todo o valor carregado é utilizado integralmente no pagamento das passagens.
Joinville substitui passes por Cartão Ideal em novo sistema de bilhetagem – Foto: Reprodução/ND
Entre as principais vantagens oferecidas ao usuário está a integração temporal gratuita, com ela  é possível embarcar em mais de uma linha no mesmo sentido sem pagar uma nova tarifa, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.
Além disso, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser cancelado por meio do telefone 0800 608 1300, e os créditos remanescentes são transferidos para um novo cartão em até 48 horas.
Também é possível consultar o saldo e o extrato de utilização tanto na sede da Passebus quanto nos terminais, garantindo mais controle sobre os gastos com transporte.
Onde e como fazer o Cartão Ideal
A primeira via do Cartão Ideal será gratuita durante todo o ano de 2025. A emissão pode ser feita mediante apresentação de documento com foto e CPF. O atendimento será realizado na sede da Passebus (Rua XV de Novembro, 707 – Centro), das 6h às 20h em dias úteis, entre os dias 5 de maio e final de julho, além de todos os terminais de ônibus da cidade a partir do início do mês.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.