Aquela alcinha de cetim dentro da blusa? Não é enfeite! O uso correto evita problemas

A alcinha de cetim dentro da blusa pode parecer dispensável, mas tem uma função prática importante – Foto: @nataliavoigtpo/Facebook/Canva
Presente em muitas peças, aquela discreta alcinha de cetim dentro da blusa, geralmente próxima aos ombros, intriga muita gente.
Por incomodar ao vestir as roupas, especialmente blusas, muitas pessoas acabam cortando essa alça. Porém, ela possui uma função prática e importante.

Quando surgiu essa alcinha de cetim dentro da blusa?
As alcinhas que vêm dentro de algumas blusas, chamadas de locker loops, surgiram na Marinha dos Estados Unidos, segundo o site Reviewed.
Já se perguntou por que existe uma alcinha de cetim dentro da blusa? A resposta tem a ver com praticidade – Foto: @NecktieSalvage/X
Como os marinheiros não tinham cabides, usavam essas alças para pendurar as camisas em ganchos, evitando que amassassem.
A função essencial da alcinha de cetim dentro da blusa hoje
Se você costuma cortar aquelas fitinhas de cetim dentro da blusa, pare agora mesmo.
Segundo a organizadora profissional Natalia Voigt, elas ajudam a pendurar a roupa no cabide sem deformar o tecido.
Ao usar as alças no gancho do cabide, o peso da peça é melhor distribuído, o que evita que ela escorregue ou fique com a gola e os ombros marcados.
A alcinha de cetim dentro da blusa ajuda a manter a peça no cabide sem deformar – Foto: SIRAPHOL S./ND
Isso é especialmente útil para:

Blusas com alças finas;
Peças com decotes largos (canoa, ombro a ombro);
Roupas de tecidos delicados ou escorregadios (seda, cetim, viscose).

Usar as alcinhas evita que a peça escorregue do cabide, que os ombros fiquem marcados ou que a gola ou o decote se deformem com o tempo devido ao peso mal distribuído.
“Na hora de pendurar adequadamente elas são muito importantes para não deformar as peças! Então guarda essa tesoura e pendura essa roupa direito!”,  diz Voigt.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.