O perfil oficial da Casa Branca no X repostou a imagem publicada pelo presidente – Foto: @WhiteHouse/X/ND
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma imagem feita por inteligência artificial em que aparece vestido com trajes religiosos, reforçando a ideia de Trump como papa. A postagem foi feita nesta sexta-feira (2) e replicada pelo perfil oficial da Casa Branca no X (antigo Twitter).
A imagem gerou forte repercussão nas redes sociais, poucos dias antes do conclave oficial que irá escolher o novo líder da Igreja Católica, programado para começar na próxima quarta-feira (7).
Trump como papa viraliza após publicação oficial da Casa Branca
A imagem de Trump como papa foi compartilhada também pela conta oficial da Casa Branca no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter. Na imagem, Trump aparece com o dedo indicador apontado para o céu, gesto tradicionalmente atribuído a São Pedro, o primeiro papa da história da Igreja Católica.
A foto gerada por inteligência artificial foi originalmente postada na Truth Social, rede social da qual o presidente norte-americano é proprietário.
Trump já havia expressado desejo de ser papa
Durante uma coletiva de imprensa em 29 de abril, Trump foi questionado sobre quem gostaria de ver como novo papa. Ele respondeu de forma direta e inusitada: “Eu gostaria de ser o papa. Essa seria minha escolha número 1”, disse.
Diversas montagens de Trump como papa foram compartilhadas nas redes sociais – Foto: Reprodução/ND
Na sequência, Trump afirmou não ter preferência entre os cardeais elegíveis, mas mencionou com entusiasmo um religioso de Nova York. “Eu devo dizer, há um cardeal ótimo que curiosamente é de um lugar chamado Nova York, então vamos ver o que acontece”, completou.
O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, foi o mencionado por Trump, mas ele não está entre os candidatos elegíveis ao conclave.
Estados Unidos nunca tiveram um papa
Apesar da provocação, Trump como papa ainda é apenas uma ideia simbólica. Os Estados Unidos nunca tiveram um papa eleito, e no conclave deste ano, o país será representado pelo cardeal Joseph Tobin, de Newark, em Nova Jersey.
Internautas não perdoaram e aproveitaram para criar memes – Foto: Reprodução/ND
A publicação reflete o estilo provocador de Trump, que frequentemente recorre às redes sociais para gerar engajamento e comentar temas globais com irreverência.