
Um avião militar Hercules C-130 da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) colidiu com um poste de iluminação e invadiu uma área verde na tarde de sexta-feira (2), após apresentar falha no sistema de freios durante o procedimento de partida do motor no Aeroporto de Samui, Tailândia. A bordo estavam oito tripulantes e 54 passageiros — um total de 62 pessoas — e, segundo a RTAF, todos escaparam ilesos, sem necessidade de atendimento médico.
De acordo com o porta-voz da RTAF, vice-marechal do ar Prapas Sonjaidee, a aeronave envolvida pertence ao Esquadrão 601 da Ala 6 e estava em uma missão de treinamento rotineira, com rota Don Mueang – Trang – Samui – Don Mueang. A falha ocorreu enquanto o avião ainda estava em solo, logo após uma parada programada em Samui.
O piloto percebeu o mau funcionamento do sistema de freios durante os procedimentos padrão para reinício dos motores. Sem conseguir controlar a aeronave, o C-130 ultrapassou a área de estacionamento, bateu em um poste de luz e só parou ao atingir uma área de arbustos.
Investigação em andamento
A RTAF anunciou que abrirá uma investigação para apurar as causas da falha no sistema de freios. Equipes técnicas da força aérea, junto com autoridades do aeroporto, já iniciaram a análise da aeronave e do local do incidente para identificar o que levou ao problema.