VÍDEO: Uma das cobras mais venenosas do Brasil surpreende moradores dentro de quintal em SC

Espécie foi flagrada descansando dentro de quintal. – Foto: Gilberto Ademar Duwe/@biologo.giba/Instagram
Já imaginou encontrar uma das cobras mais venenosas do Brasil no próprio quintal? Foi o que aconteceu com uma família de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, na última semana.
Pelo tamanho do animal, os moradores pensaram que a cobra fosse uma jararacuçu e acionaram a Fujama (Fundação Jaguarense do Meio Ambiente) para que fosse resgatada.

Porém, ao chegar no local, o biólogo Gilberto Ademar Duwe constatou que tratava-se de uma jararaca, considerada uma espécies mais venenosas de cobra do Brasil. Ele acabou postando o registro na internet.

O profissional aproveitou um momento de descanso do animal sobre telhas para retirá-lo do local. “Dá pra ver pelo tamanho do abdômen dela que ela acabou de comer alguma coisa, provavelmente um rato, e agora está descansando”, disse.
Segundo o biólogo, embora fosse uma região urbana, o local onde a casa se encontra é rodeado por vegetação e pode apresentar a presença de ratos, motivo pelo qual a serpente se interessou em permanecer no ambiente. Após o resgate, a cobra foi encaminhada para um lugar seguro.
Sobre a jararaca, uma das cobras mais venenosas do país
De acordo com informações do Instituto Butantan, a jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil, mas há várias espécies de jararacas (gênero Bothrops) espalhadas por todo o país.
Picada de jararaca pode ser grave para humanos – Foto: Instituto Butantan/Reprodução ND
As fêmeas da espécie são maiores que os machos: elas alcançam cerca de 1,5 metro de comprimento, ao passo que eles podem chegar a até 1 metro em média.
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento.
Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.
De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.