A escolha do novo papa é sempre um momento decisivo para a Igreja Católica – Foto: Andrew Medichini/AP/ND
Os cardeais da Igreja se reúnem nesta semana para decidir o novo líder dos cerca de 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo: na quarta-feira (7) terá início o conclave, ritual político que definirá o sucessor do Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril.
A escolha do novo papa ocorrerá na Capela Sistina, localizada no Vaticano, onde 133 cardeais de todos os continentes estarão temporariamente “presos”, ou seja, não poderão deixar o local enquanto o novo pontífice não for eleito. As discussões entre eles e as votações serão feitas de maneira secreta, longe dos olhos do públicos – para que não haja interferências externas na eleição.
Inicialmente, 135 cardeais haviam sido escolhidos para participar da votação. Entretanto, dois deles se retiraram por questões de saúde, diminuindo a quantidade de participantes.
Conclave definirá a escolha do novo papa
A Capela Sistina foi fechada para turistas no dia 28 de abril, quando ela começou a ser preparada para receber os cardeais. Nesta sexta-feira (2), a chaminé que anunciará a escolha do novo papa foi instalada.
Para ser eleito, o candidato precisa somar dois terços dos votos – no conclave atual, são 89 votos. Não há um prazo para que a escolha seja feita. Podem ocorrer até quatro votações por dia, mas, se após três dias um novo papa ainda não tiver sido definido, os cardeais se reúnem em oração. Isso pode se repetir até sete vezes.
Caso nenhum candidato alcance dois terços dos votos, a Igreja Católica determina que os dois mais votados na última rodada disputem uma votação final, que se encerrará apenas quando um deles atingir a maioria de dois terços. Quando for feita a escolha do novo papa, o público será informado mediante uma fumaça branca que sairá da chaminé do local.
A escolha do novo papa vai ocorrer na Capela Sistina, no Vaticano – Foto: Getty Images/ND
Quando a escolha do novo papa será anunciada?
O conclave não tem limite de duração. Os dois últimos – em 2005, que elegeu Bento XVI, e em 2013, que elegeu Francisco – duraram apenas dois dias. Por outro lado, o mais longo da história, que elegeu Gregório X em 1268, durou três anos.
Especialistas em Vaticano esperam, desta vez, uma reunião mais longa do que as duas últimas, já que muitos dos cardeais nomeados pelo pontífice argentino são de continentes diferentes e nunca se encontraram antes.
O nome mais cotado para assumir o trono é o italiano Pietro Parolin. Atual secretário de Estado do Vaticano, ele é um nome conhecido dentro da Igreja e sempre foi próximo a Francisco.
Outros nomes, como o filipino Luis Antonio Tagle, o ganês Peter Turkson e o húngaro Péter Erdő, também figuram entre os favoritos. Qualquer cardeal que esteja participando do conclave pode receber votos e ser escolhido como o novo papa.
Conclave não tem tempo específico de duração, podendo ir de dois dias, como os últimos, até três anos, como já ocorreu na história – Foto: Andrew Medichini/AP/ND
Cronograma do primeiro dia de conclave
Missa dentro da Basílica de São Pedro – 10h no horário de Roma (5h de Brasília);
Almoço no refeitório de Santa Marta;
Orações na Capela Paulina antes do conclave – 16h30 no horário de Roma (11h30 de Brasília);
Procissão para a Capela Sistina, onde cardeais farão a primeira votação.
Escolha do novo papa
Quando? A partir do dia 7 de maio, às 5h (horário de Brasília)
Onde? Capela Sistina, no Vaticano
Como acompanhar? Através da cobertura do ND Mais