
Modelo exclusivíssimo chega ao Brasil com apenas 200 unidades. Transmissão manual inclui melhorias para aumentar a esportividade, permitindo trocas de marcha mais rápidas. Ford Mustang GT Performance manual
divulgação/Ford
A Ford anunciou nesta segunda-feira (5) o lançamento do Mustang GT Performance manual. Este modelo é uma edição limitada com transmissão manual, celebrando os 60 anos da primeira geração do esportivo.
O modelo exclusivíssimo chega ao Brasil com apenas 200 unidades, a R$ 600 mil. Cada veículo é numerado, com um emblema exibindo seu número logo abaixo do câmbio.
As vendas também serão restritas. Segundo a Ford, apenas concessionárias que já comercializaram algum Mustang em sua história podem receber unidades para venda.
Inicialmente, os novos Mustangs com câmbio manual serão vendidos apenas para clientes que já adquiriram algum modelo anterior. Em seguida, a venda será aberta para ex-clientes da Ford. Se sobrar algum, o público geral poderá comprar o veículo.
Além da transmissão manual e da numeração do veículo em uma placa, há outros detalhes exclusivos neste Mustang. O primeiro é a adição de duas faixas pretas que percorrem a carroceria, com frisos vermelhos dentro de cada uma.
As pinças de freio Brembo são vermelhas, as rodas e o emblema do cavalo na grade dianteira têm cor bronze, e há um emblema comemorativo aos 60 anos do Mustang, localizado na parte externa da última coluna do carro.
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Ford Mustang GT Performance manual
Tradição preservada
O motor é o Coyote V8 5.0, presente em outras versões do Mustang. Na edição com transmissão manual de seis velocidades, ele oferece 492 cv de potência e 58 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 250 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,3 segundos.
A transmissão manual inclui melhorias para aumentar a esportividade, permitindo trocas de marcha mais rápidas sem que o motorista precise tirar completamente o pé do acelerador. Este recurso só está disponível quando o motor está girando acima de 5.000 rpm.
Nessas condições, o motorista pode pressionar apenas 40% do pedal do acelerador para realizar a troca de marcha corretamente.
O Ford Mustang manual oferece cinco modos de condução, incluindo dois voltados para pista e dois adicionais: Launch Control e Rev Match. O Launch Control maximiza a potência do motor e evita que as rodas percam tração nas arrancadas, enquanto o Rev Match proporciona reduções de marcha mais suaves, minimizando os solavancos.
Embora a transmissão manual remeta a uma era mais antiga da indústria automotiva, o Ford Mustang GT Performance manual possui painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas e central multimídia de 13,2 polegadas, com reconhecimento de comandos por voz. O veículo também oferece espelhamento sem fio para celulares, que podem ser recarregados por indução.
O sistema de som é desenvolvido pela B&O, com 900 watts de potência distribuídos por 12 alto-falantes e um subwoofer. Embora o freio seja eletrônico, há uma alavanca manual disponível para facilitar manobras de drift.
O Ford Mustang GT Performance manual chega em um período em que a transmissão manual está cada vez mais rara nos carros vendidos no Brasil.
Dos 781 modelos de carros produzidos por 33 marcas e homologados pelo Inmetro, apenas 86 possuem câmbio manual, onde as trocas de marcha são feitas exclusivamente pelo motorista. Em outras palavras, em 2025, apenas 11% dos carros vendidos oficialmente no Brasil têm transmissão manual.
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