Impulso inovador: Santa Catarina lidera crescimento econômico no Sul do país nas últimas décadas – Foto: Eduardo Valente/GOV-S
O crescimento econômico em Santa Catarina nas últimas décadas foi o maior da região Sul do país. O dado foi divulgado pelo estado do do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) e mostrou que entre 2001 e 2024, SC apresentou um crescimento médio de 2,5% ao ano, superando a média nacional.
O estudo mostrou que desde 2017 a evolução do PIB de Santa Catarina tem crescido expressivamente. Na análise do crescimento médio do PIB entre 2001 e 2024, o de Santa Catarina (2,5% ao ano) foi o único da região que cresceu mais que o do Brasil (2,3% ao ano). O fato é justificado pelo forte crescimento apresentado pelo estado catarinense entre 2012 e 2021 (1,6% ao ano), em comparação a estagnação da economia brasileira no período (0,2% ao ano).
Segundo pesquisadores e economistas, esses números são fruto do processo que conecta inovação e tecnologia aos setores tradicionais da indústria catarinense. Em janeiro de 2025, por exemplo, a produção industrial catarinense registrou um aumento de 8,6%, o maior percentual entre todos os estados brasileiros.
Além de liderar indicadores econômicos, Santa Catarina também consolida uma cultura empreendedora e de inovação – Foto: Ricardo Wollfenbüttel/SECOM
O bom desempenho industrial está diretamente ligado à integração com o setor tecnológico, que consegue prover soluções inovadoras, agregando valor ao produto. Empresas como WEG, Intelbras, Gelnex e Duas Rodas são exemplos de como Santa Catarina tem inovado em setores tradicionais, transformando-se em referência nacional. O espírito inovador é sustentado por investimentos estratégicos em pesquisa e desenvolvimento.
Além de liderar indicadores econômicos, Santa Catarina também consolida uma cultura empreendedora e de inovação, posicionando o estado como um dos mais desenvolvidos do Brasil.
SC Mais Inovação
Transformar Santa Catarina em grande polo tecnológico para atender setores chaves da economia com soluções inovadoras é uma das premissas do programa SC Mais Inovação. A iniciativa lançada no fim de 2024 pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense – hoje o índice é de 7,5% – e gere mais 30 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.
Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), a ação ainda vai implantar até 2026 nove Centros de Inovação, que se somarão aos 15 já existentes. Para este ano , estão previstos pelo Estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que no ano passado.
Sapiens Parque, administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, é o maior parque tecnológico da América Latina: Thiago Kaue/SECOM
Um dos exemplos é o Sapiens Parque, administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que é o maior parque tecnológico da América Latina, reunindo mais de 100 empresas inovadoras, atendendo diferentes setores da economia, como indústria, saúde e serviços.
Impulso inovador: SC lidera crescimento econômico no Sul do país nas últimas décadas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.