Quem é o novo indicado de Lula para a direção da Anvisa

Thiago Lopes Cardoso Campos é o novo indicado de Lula para a direção da Anvisa – Foto: Instituto de Direito Sanitário Aplicado/Divulgação
O presidente Lula (PT) enviou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (5), o nome de Thiago Lopes Cardoso Campos para ocupar o cargo de diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Ele foi indicado para substituir Diego Penha Soares, que havia sido nomeado em dezembro de 2024, após a renúncia do ex-diretor Alex Machado Campos. Agora, Thiago precisa passar por uma sabatina no Senado antes de assumir oficialmente o posto.

Quem é Thiago Lopes Cardoso Campos?
Thiago Lopes Cardoso Campos é advogado, formado pela Universidade Católica de Salvador em 2007, e possui trajetória acadêmica e profissional ligada à área da saúde pública, conforme informações do currículo dele no Escavador.
Ele tem especializações em direito tributário, direito sanitário e gestão de políticas de saúde baseadas em evidências. Também tem um MBA em Gestão de Negócios pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Thiago Lopes Cardoso Campos é baiano e advogado – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND
Ao longo da carreira, atuou em diversas funções públicas. Já foi Advogado-Chefe da FESF|SU (Fundação Estatal de Saúde da Família na Bahia), trabalhou no Ministério da Saúde como Gerente de Projetos e Diretor de Programa, e também atuou na Controladoria Geral do Município de Lauro de Freitas (BA).
Mais recentemente, foi Subsecretário de Programas no Consórcio Nordeste, grupo que reúne os estados da região para promover ações conjuntas de desenvolvimento.
Novo diretor da Anvisa foi indicado por Lula – Foto: OAB/Divulgação/ND
Thiago também tem atuação acadêmica. É professor e coordenador de cursos de direito sanitário em instituições como a FACAMP e a Faculdade Baiana de Direito. Coordena ainda um grupo de estudos sobre o tema e é autor de livros e artigos na área.
Atualmente, participa do Conselho Estadual de Saúde da Bahia e ocupa cargos importantes na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Seção Bahia.
Em um artigo publicado no site Migalhas, ele defendeu o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho para um de folga), tema que o governo Lula deve levar ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.