VÍDEO: Fenômeno no mar de Balneário Camboriú chama atenção; entenda

Movimentação no mar de Balneário Camboriú gerou curiosidade. – Foto: Filipe Galetto/@filipegaletto/Instagram
Quem passou pela badalada Praia Central de Balneário Camboriú nesta segunda-feira (5) percebeu algo diferente no mar: uma movimentação diferenciada na corrente marítima acabou formando “buracos” próximos da orla.
Um vídeo feito pelo morador Filipe Galetto mostra o fenômeno e circulou na internet, chamando atenção. Como a região está em plena temporada de safra da tainha, muitos pensaram que o peixe poderia ser o responsável pela movimentação na praia.


Imagens são inusitadas. – Vídeo: Filipe Galetto/@filipegaletto/Instagram
O que causou fenômeno no mar de Balneário Camboriú?
Para sanar a dúvida sobre o que poderia ter causado esse fenômeno no mar, o portal conversou com o coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Laercio Demetrio.
Ele explica que o que as imagens mostram nada mais são do que cardumes de manjubas. “Desde sábado a gente tem avistado bastante, como está nas imagens, por toda a Praia Central”, diz.
Pelo tamanho, a espécie chega a ser utilizada como isca, porém essa prática é proibida, conforme explica Demetrio. “O pessoal pega como isca para pescar o atum. Muitas vezes capturam na calada da noite pelas praias do estado, mas a captura dela é proibida”, alerta.
A manjuba, também conhecida como manjubinha ou pititinga, é um peixe pequeno, geralmente de 9 a 14 centímetros de comprimento. “São peixes comuns nas baías de Santa Catarina e, quando muitos cardumes se juntam, dá a entender que a região está rica em alimentação para eles”, finaliza o coordenador.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.