Janja na Rússia: primeira-dama visita pontos turísticos em agenda sem Lula

Perfil nas redes sociais da primeira-dama posta foto de Janja na Rússia – Foto: Reprodução Instagram
A primeira-dama do Brasil se antecipou à comitiva do presidente da República e desde sábado (3) a imprensa cobre a agenda de Janja na Rússia. O compromisso oficial entre os chefes de Estado será na sexta-feira (9), quando o país comemora o 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou.
Enquanto isso, o itinerário de Janja na Rússia inclui diversos pontos turísticos, apresentação de balé e encontros com comunidades brasileiras. No sábado, dia que desembarcou Janja na Rússia, o governo federal emitiu uma nota afirmando que ela cumpre uma série de agendas entre os dias 4 e 8 de maio, antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Durante esse período, a primeira-dama vai participar de eventos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo G20 durante a presidência do país, em 2024. O objetivo da proposta é coordenar ações globais para o enfrentamento da fome e da pobreza extrema, sobretudo em países em desenvolvimento.
A aliança busca mobilizar recursos financeiros e técnicos de nações desenvolvidas, organismos multilaterais e instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial, o FMI, a FAO e o FIDA. Entre as metas estão o fortalecimento de sistemas alimentares locais, o apoio a programas de transferência de renda e o incentivo à agricultura sustentável com base na soberania alimentar.
Em outros eventos de caráter internacional, Janja representou o país e costuma acompanhar o presidente da República em eventos multilaterais. A primeira-dama participou de debates ou eventos paralelos na Assembleia Geral da ONU em 2023 e em 2024, na Cúpula do G7 no Japão em 2023, na COP 28 em Dubai em 2023, entre outras agendas internacionais. Em novembro de 2024, inclusive, ganhou as manchetes do mundo ao ofender o empresário Elon Musk durante o evento Cria G20, parte do G20 Social, realizado no Rio de Janeiro.
Presidente Lula e primeira-dama Janja durante encontro reservado com Suas Majestades o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako no Palácio Imperial – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Na nota emitida pelo governo federal, há apenas um evento relacionado à Aliança Global  contra a Fome e a Pobreza. “A primeira-dama também irá participar de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e o seu fator de potencializar a cooperação entre os países.” Essa é a única menção da nota sobre a participação de Janja na Rússia em relação à iniciativa global.
Essa participação de Janja Lula da Silva em agendas do governo foi alvo de críticas de opositores e aliados do presidente da República. Em fevereiro, o Lula reconheceu que a primeira-dama realmente exerce influência sobre suas decisões, mas reforçou que o governo é soberano nas estratégias que escolhe.
Tour da Janja na Rússia
Além desse compromisso, Janja na Rússia vai visitar diversos “locais de importância histórica e cultural para o país”. No documento, o governo cita que a agenda de Janja na Rússia incluiu o Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.
Após o desembarque, no sábado (3), a primeira-dama visitou a sede do poder russo, o Kremlin. No domingo, Janja foi a um encontro com professores de língua portuguesa e membros da comunidade brasileira na Rússia.
Kremlin em Moscou, Rússia – Foto: Pavel Kazachkov/Flickr
Esta segunda-feira (5) foi o dia mais movimentado até agora da Janja na Rússia. A primeira-dama saiu de Moscou para São Petersburgo, considerada a capital cultural da Rússia. Na cidade, visitou a Universidade Estatal de São Petersburgo e participou de novo encontro com professores de língua portuguesa e de relações internacionais da universidade.
No fim do dia, a primeira-dama fez um tour pelo Teatro Mariinsky e assistiu à peça de balé Lago dos Cisnes. Segundo o governo brasileiro, todos os compromissos foram firmados a convite do governo russo.
A agenda de Janja na Rússia está pública no site do Planalto, atualizada diariamente. A publicação das atividades da primeira-dama atende a uma orientação da Advocacia-Geral da União (AGU).
A partir de 8 de maio, quando Lula deve chegar ao país para cumprir agenda oficial, a primeira-dama deve acompanhar o presidente na cerimônia do Dia da Vitória, em Moscou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.