
Parte de um prédio residencial desabou na manhã desta terça-feira (6), no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que não há registro de vítimas.
O imóvel havia sido interditado no domingo (4) pela Defesa Civil do município, que identificou vários sinais de risco de desabamento, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura.
O acidente aconteceu às 10h51, no Edifício Kátia Melo, localizado na Rua Joaquim Marquês de Jesus. O prédio tinha quatro pavimentos, incluindo três andares e o térreo, com 16 apartamentos no total.
O prédio é do tipo “caixão”, um modelo de construção de alvenaria sem uso de pilares ou vigas de sustentação que se tornou comum em Pernambuco na década de 1970, por ter um baixo custo de construção e tornar a obra mais ágil.
No entanto, a partir dos anos 1990, os primeiros prédios-caixão começaram a desabar na Região Metropolitana. Ao menos 20 já ruíram total ou parcialmente ao longo dos anos.
Apesar do prédio ter sido interditado e não haver registro de vítimas, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas para fazer uma varredura no local e verificar se, de fato, ninguém foi atingido. Cães varejadores participam da varredura.
Equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram deslocadas para o local.
Após o desabamento, a Neoenergia, empresa responsável pela energia elétrica também cortou o fornecimento para evitar acidentes.
Não há previsão de encerramento das atividades de varredura no local.