Prefeito de Itajaí anuncia retorno da Festa do Peixe após dois anos

Última edição da Festa do Peixe em Itajaí foi em 2022. – Foto: Prefeitura de Itajaí
A tradicional Festa do Peixe de Itajaí, marcada pela distribuição de toneladas do pescado para a população, deve retornar em 2025. Quem deu a notícia foi o prefeito Robison Coelho (PL), em vídeo postado na internet nesta terça-feira (6).
Ao lado da secretária de Desenvolvimento da cidade, Gabriela Kelm, o prefeito informou que a próxima edição da festa ocorrerá em junho. “Vem aí a Festa do Peixe, dia 28 de junho, no estacionamento da Marejada”, disse.

 
 
Itajaí ficou dois anos sem a Festa do Peixe
Em 2023, a festa foi cancelada em virtude da proibição da pesca industrial de tainha e redução da captura artesanal. Segundo a prefeitura, a medida teria inviabilizado a arrecadação do pescado distribuído gratuitamente à população durante a festa.
Já em 2024, outro cancelamento: desta vez, em solidariedade às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
O Município definiu que as mais de 10 toneladas de pescado arrecadadas para ser distribuído durante a festa fosse doado ao estado vizinho para auxiliar as famílias que perderam suas casas na enchente.
Festa distribui toneladas gratuitamente. – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução
Sobre a Festa do Peixe
O evento costuma ocorrer entre o fim de junho e início de julho, em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. A marca da festa é a distribuição de peixe, preparado e servido gratuitamente à população.
A Festa do Peixe é uma promoção do Município de Itajaí em parceria com o setor pesqueiro, representado pelo Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) e Sitrapesca (Sindicato dos trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.