Vibrações intensas, como as provocadas por uma voz alta, são percebidas pelas formigas como um sinal de perigo – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
Um vídeo com milhões de visualizações e curtidas tem intrigado muitas pessoas na internet: uma mulher gritando com formigas que invadiram seu pote de açúcar.
Surpreendentemente, com os gritos, as formigas parecem obedecer e iniciam uma fuga apressada.
A questão levantada pelos internautas é: “mas será que as formigas realmente entendem o que ela está falando e então vão embora?”.
Na verdade, não é tão absurdo quanto parece, a gritaria do vídeo pode, sim, espantar esses insetos, já que elas são sensíveis a sons e vibrações. Entenda!
A fuga das formigas
A cena chamou atenção nas redes sociais, uma mulher encontra seu pote de açúcar tomado por pequenas formigas e, em vez de utilizar métodos convencionais para afastá-las, começa a dar ordens em voz alta.
@xoxo.leticia_Elas ficam deseseperadas quando eu pego elas no flagra no meu açúcar♬ som original – Letícia Rosa
Para surpresa de muitos, os insetos começam a sair do recipiente. O vídeo já ultrapassa 11 milhões de visualizações e 2 milhões de curtidas.
As formigas “escutam”?
O professor de Biologia Yago Stephano, explicou na sua conta do TikTok que as formigas têm, sim, uma forma de “ouvir” sons, mas não da mesma maneira que os seres humanos.
Enquanto nós captamos sons através dos ouvidos, por meio das ondas sonoras no ar, esses insetos detectam vibrações transmitidas por superfícies sólidas, como o chão, uma parede ou até mesmo os grãos de açúcar.
No caso do vídeo, o professor explica que a voz da mulher — mais especificamente, o tom elevado e intenso com que ela falou — gerou vibrações suficientes para incomodar esses insetos.
Ele ainda explica que a estrutura do pote pode ter amplificado essas vibrações, fazendo com que fossem sentidas com mais intensidade pelas formigas por meio de estruturas sensoriais chamadas sencilas.
O que dizem os estudos?
Esses insetos reagem a estímulos vibratórios que podem ser interpretados como ameaças ao ninho – Foto: Unsplash/ND
Estudos citados pela Redi National Pest Eliminators indicam que sons de alta frequência, como os emitidos por dispositivos ultrassônicos, podem afetar o comportamento das formigas, “embora os resultados sejam variados e muitas vezes inconclusivos”.
Além disso, pesquisas demonstram que “ruídos ambientais específicos podem impactar a fisiologia e o comportamento das formigas, afetando sua capacidade de orientação, percepção tátil e comportamento de cuidado com a prole”.
Esses efeitos dependem da frequência e intensidade do som, e não há garantia de que sons altos ou gritos humanos tenham impacto significativo.
Gritar com os insetos funciona mesmo?
Esses insetos não ouvem como os humanos, mas detectam vibrações no solo e em superfícies sólidas – Foto: Unsplash/ND
Segundo Stephano, o fator determinante não foi a bronca da mulher às formigas, mas as consequências físicas dela.
“O que, em outras palavras, significa que você não precisa desgastar sua linda voz para fazer com que as formigas mudem seu comportamento. Talvez um tapinha no pote, ou talvez um simples peteleco já gere as vibrações necessárias para as bonitas se apressarem,” sugere o professor.