O investimento das obras foi de R$ 16.452.981,91 – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND
A Vigorelli, conhecida como a “praia” de Joinville, pode se tornar oficialmente um bairro. Um projeto de lei que visa a criação do novo bairro foi protocolado na Câmara de Vereadores. A proposta é de autoria do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD).
O projeto de lei nº 116/2025 busca instituir oficialmente o bairro após a conclusão do processo de regularização fundiária da localidade. Segundo o autor do projeto, a criação do novo bairro trará benefícios significativos para a população, como a descentralização do desenvolvimento urbano, a ampliação da oferta de serviços públicos e a melhoria da qualidade de vida.
“A criação do bairro Vigorelli vai impulsionar o desenvolvimento de serviços e infraestrutura naquela região, como escolas, centros de educação infantil, unidades de saúde, comércios e transporte público. Isso pode atrair novos investimentos e fomentar o crescimento local”, destaca o vereador Ascendino.
O projeto de lei foi protocolado e será lido nesta quarta-feira (7) na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville. Após isso, será encaminhado às comissões técnicas, para que a proposta seja avaliada. A primeira comissão será a Comissão de Constituição e Justiça. Depois, para a Comissão de Urbanismo. E ainda, pela regra, haverá uma audiência pública para ouvir os moradores.
A Vigorelli é mesmo a praia de Joinville?
Durante o verão, muitos moradores de Joinville se refrescam em banhos de mar na Vigorelli. O local já ganhou a denominação de “praia” e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), inclusive, apura a qualidade da água para os banhistas. Mas a “praia de Joinville” é mesmo praia?
Segundo Celso Voos Vieira, doutor em Geografia e professor em Saúde e Meio Ambiente da Univille, uma praia é definida por ambientes dominados por ondas, com sedimentos grosseiros, areia ou pedras. De fato, a Vigorelli tem uma faixa de areia, o que está entre as características de uma praia.
Contudo, a região apresenta outros atributos que fazem com que se assemelhe mais a um manguezal, como a areia lodosa, sedimentos finos e matéria orgânica, além de espécies arbóreas, arbustos e outras plantas. Além disso, a “praia joinvilense” não tem predominância de ondas, aponta o professor.
1
4
A região passou por uma transformação ao longo dos anos e passou a receber ainda mais turistas – Reprodução/Prefeitura de Joinville/ND
2
4
Espécies arbóreas, arbustos e outras plantas estão presentes na Vigorelli – Carlos Jr/ND
3
4
A região passou por uma transformação ao longo dos anos e passou a receber ainda mais turistas – Carlos Jr./ND
4
4
Vigorelli conta com diversas opções de lazer e gastronomia – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND