Autoridade Portuária de Santos anuncia R$ 689 milhões em investimentos no Porto de Itajaí

Investimentos no Porto de Itajaí serão feitos com recursos diretos do Porto de Santos – Foto: Divulgação/Porto de Itajaí
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, anunciou R$ 689 milhões em investimentos no Porto de Itajaí em oito obras que serão entregues entre janeiro de 2026 e setembro de 2030. O dirigente participou virtualmente, na tarde desta quarta-feira (7), de reunião conjunta do conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Segundo Pomini, a origem dos recursos é do orçamento do Porto de Santos, que assumiu a gestão do porto catarinense em janeiro deste ano. Na reunião, ele falou dos desafios em aumentar a eficiência das empresas públicas em meio a “excesso de formalismo e burocracia”.
Diretor-presidente da Autoridades Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, participou virtualmente de Brasília – Foto: Reprodução
“Baseado nisso elaboramos um plano de ação para o Porto de Santos: ‘que porto nós precisamos?’ Pensamos 20 anos a frente, e esse mesmo raciocínio será empregado para o Porto de Itajaí”, garantiu o diretor-presidente.
Investimentos no Porto de Itajaí
As obras anunciadas foram: dragagem para aprofundamento do canal para 16 metros; retirada do casco do navio Pallas; readequação do molhe de Navegantes; obras na bacia de evolução; adensamento antecipado do Recinto Alfandegado Contiguo (RAC) e entorno; readequação das subestações de energia; aquisição e instalação de novo scanner; e construção do píer de atracação de cruzeiros.
O novo píer, inclusive, é o maior dos investimentos no Porto de Itajaí e a obra mais longa anunciada pela Autoridade Portuária de Santos, que prevê R$ 300 milhões para o serviço, com entrega para setembro de 2030.
Reunião da Fiesc também recebeu o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos – Foto: Divulgação/Fiesc
De acordo com Pomini, as obras de aprofundamento de canal e a retirada do navio Pallas, vão permitir que Itajaí receba navios com 366 metros de comprimento. Ele defendeu ainda a participação das entidades locais.
“Prestigiamos muito o diálogo, porque, efetivamente, quem constrói o porto é a comunidade local, principalmente os empresários, aqueles que se dedicam sobre a infraestrutura. O Brasil passou a entender, nessa gestão, que a logística gera renda, gera emprego, fomenta negócios e essas janelas conectadas com o mundo deverão se apresentar de forma adequada.”
Preocupação de empresários
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos respondeu algumas perguntas antes de deixar a reunião. Pomini estava em Brasília para reuniões com ministro do Tribunal de Contas da União. Após sua saída, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, é quem ouviu empresários e dirigentes de entidades empresarias.
A principal preocupação levantada pelo setor produtivo é quanto ao cumprimento dos prazos anunciados e o valor total de investimentos no Porto de Itajaí, de R$ 689 milhões, considerado baixo por alguns. Em maio de 2024, a Portonave anunciou R$ 1 bilhão em investimentos.
“Nós louvamos, somos parceiros e gratos, mas essa decisão não foi tomada em três meses”, retrucou João Paulo Tavares Bastos. Ele defendeu também que o Porto de Santos já detém os recursos anunciados e não dependem de financiamentos.
Confira o cronograma completo
Dragagem para aprofundamento do canal (-16m)
Investimentos previstos: R$ 90 milhões
Conclusão: outubro de 2027
Retirada do casco do navio Pallas
Investimentos: R$ 23 milhões
Conclusão: janeiro de 2026
Readequação do molhe de Navegantes
Investimentos: R$ 64 milhões
Conclusão: setembro de 2028
Obras na bacia de evolução
Investimentos: R$ 68 milhões
Conclusão: abril de 2027
Adensamento antecipado do Recinto Alfandegado Contiguo (RAC) e entorno
Investimentos: R$ 45 milhões
Conclusão: dezembro de 2026
Readequação de subestações de energia
Investimentos: R$ 20 milhões
Não foi informado prazo
Contenção da margem direita ao longo da avenida
Investimentos: R$ 67 milhões
Conclusão: setembro de 2028
Aquisição e instalação do novo scanner
Investimentos: R$ 12 milhões
Conclusão: dezembro de 2026
Construção do píer de atracação de cruzeiros
Investimentos: R$ 300 milhões
Conclusão: setembro de 2030

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