
A Polícia Militar da Bahia se manifestou nesta quarta-feira (7) após a repercussão negativa de uma publicação feita pela Academia da corporação com uma frase atribuída ao general nazista Erwin Rommel. Em nota, a PM repudiou o conteúdo e disse que a postagem foi feita “indevidamente”, mas não informou quem foi o responsável.
O vídeo, publicado nas redes da Academia de Polícia Militar, exibia a frase “Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos”, atribuída a Rommel, militar que comandou tropas da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A citação era apresentada como “pensamento do dia” e vinha acompanhada de um texto que exaltava Rommel como “um dos maiores estrategistas militares da história”.
A postagem gerou críticas nas redes sociais e entre especialistas, que apontaram a gravidade de exaltar figuras ligadas ao regime nazista. Diante da repercussão, o conteúdo foi retirado do ar.
Na nota oficial, a PM-BA afirmou que o material não representa os valores da instituição e disse ter adotado “as providências administrativas cabíveis”. “Todo material institucional veiculado em nome da Corporação deve estar alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que regem a atuação policial militar no Estado Brasileiro”, diz o texto.
A corporação também afirmou que sua formação é pautada na “valorização da vida, no respeito à dignidade humana e na plena observância aos preceitos constitucionais”.
A PM da Bahia não informou se o caso resultará em sanções a quem publicou o vídeo.