
Estado tem quatro alertas meteorológicos vigentes para tempestade. Área que exige mais atenção é a faixa centro-oeste, que abrange Região Central, Fronteira Oeste e Sul. Quinta-feira começa com chuva na Fronteira do RS com a Argentina
A quinta-feira (8) começou com chuva em grandes volumes em parte do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, já são mais de 80 mm acumulados, segundo a Defesa Civil do município. Para o mês de maio, a média mensal é de 118 mm.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Equipes atuam na desobstrução de um córrego prestes a transbordar. Três famílias que tiveram as casas invadidas pela água receberam apoio. Há também vias alagadas em pelo menos cinco bairros.
Em Hulha Negra, na Região Sul, a Prefeitura cancelou as aulas na rede municipal entre esta quinta e sexta-feira (9). A previsão indica que pode chover até 120 mm.
Em Jaguarão, também no Sul, e em Quaraí, na Fronteira, choveu mais de 40 mm nas últimas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja tabela abaixo
Municípios com maiores acumulados de chuva
Alerta
O estado tem quatro alertas meteorológicos para tempestade nos próximos dias. A área que exige mais atenção é a faixa centro-oeste. O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm/dia, e os ventos podem atingir a velocidade de 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, três sistemas atuam sobre o estado: ventos em médios níveis, que impulsionam a formação de instabilidade; correntes de ventos em baixos níveis que transportam umidade desde o Norte do país; passagem de uma frente fria, que transforma o ar quente em precipitação.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Regiões do RS sob alerta de grande perigo para tempestade, segundo o Inmet
Reprodução/Inmet
VÍDEOS: Tudo sobre o RS