Lula participa de jantar com Putin na véspera dos 80 anos do Dia da Vitória

Presidente russo ofereceu jantar no Kremlin para autoridades que estão em Mosocu. Evento nesta sexta (9) marca vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial.  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um jantar nesta quinta-feira (8), em Moscou, oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O encontro no Kremlin, sede do governo e residência oficial do líder russo, reuniu autoridades que foram até Moscou para a celebração organizada por Putin nos 80 anos do Dia da Vitória.
A cerimônia, que será realizada na sexta-feira (9) na Praça Vermelha, marca a vitória soviética e de países aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O Brasil enviou tropas que lutaram na coalizão dos aliados.
Políticos que fazem oposição a Lula criticaram a participação do presidente em um evento utilizado como propaganda política de Putin, desgastado na comunidade internacional pelos mais de três anos de guerra com a Ucrânia.
A guerra teve início em 2022, quando tropas russas invadiram o território ucraniano.
Lula tenta se colocar como um possível mediador para um acordo de paz, fez uma proposta junto com a China, porém o presidente é criticado por ucranianos que identificam uma postura a favor de Putin.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.