Mapa-múndi do IBGE coloca Brasil no centro do mundo

Novo mapa-múndi inverte modelo tradicional e coloca Brasil no centro do mundo – Foto: Divulgação/IBGE/ND
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou um novo mapa-múndi nesta quarta-feira (7) com o Brasil no topo e no centro do mundo.
A nova cartografia mostra os países em posição invertida em comparação aos modelos convencionais.

Pontos cardeais invertidos
O IBGE informou que “não existe uma razão técnica para colocar os pontos cardeais nas direções convencionais” e que a “representação tradicional é tão correta quanto a invertida”.
Nos modelos tradicionais, a América do Norte está localizada na parte de cima, e a Europa, além de estar acima, fica no centro do mapa-múndi.
Já a nova edição destaca os países do Mercosul e do Brics, blocos econômicos dos quais o Brasil participa e lidera debates de interesse mundial.
“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, disse o presidente do IBGE, Marcio Pochmann nas redes sociais.
Marcio Pochmann explica mudanças do novo mapa-múndi do IBGE – Foto: Elza Fiuza /Agência Brasil/ND
Destaques do novo mapa-múndi
No novo mapa estão marcados locais que abrangem o bioma da Amazônia e que têm o português como língua oficial.
IBGE destaca protagonismo do Brasil no Brics – Foto: Reprodução/ND
Para o IBGE, o novo mapa-múndi destaca o protagonismo internacional do Brasil e gera reflexões sobre a importância dos países do Hemisfério Sul nas mudanças geopolíticas mundiais.
*Com informações de R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.