Eduardo Leite deixa o PSDB e se filia ao PSD nesta sexta-feira

Eduardo Leite deixa PSDB de olho em 2026 – Foto: George Gianni/PSDB/Divulgação/Direitos Reservados
Após 24 anos de trajetória no PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializa na tarde desta sexta-feira (9) sua entrada no PSD (Partido Social Democrático). O ato de filiação ocorrerá no gabinete da Direção Nacional do partido, em São Paulo, com a presença do presidente da sigla, Gilberto Kassab.
O movimento marca uma nova fase na carreira política de Leite, que anunciou na quarta-feira (8) sua saída do PSDB, legenda na qual construiu sua trajetória desde a juventude. Em nota, ele afirmou que deixa o partido com “gratidão” e seguirá defendendo os valores que aprendeu na convivência com os tucanos.

A mudança ocorre em meio a um processo de reestruturação interna no PSDB, que discute uma possível fusão com o Podemos.
“Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou viver experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade”, escreveu Leite.

Eduardo leite (governador do RS) é um dos nomes cotados para as eleições de 2026 – Foto: Reprodução
Eduardo Leite deixa PSDB de olho nas eleições de 2026
A ida para o PSD é vista como um movimento estratégico de olho nas eleições de 2026. O partido presidido por Gilberto Kassab tem buscado se fortalecer nacionalmente e vem atraindo nomes de centro e centro-direita, em um esforço para se consolidar como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro.
Na mensagem de despedida, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também desejou sucesso ao PSDB na nova fase que o partido atravessa, reforçando que “o Brasil continuará precisando de todos nós — com nossas ideias, nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.