VÍDEO: Morador dá de cara com ‘visitante selvagem’ em cidade de SC

Animal selvagem foi flagrado pelas ruas de Caçador – Foto: Divulgação/ND
Uma onça-parda foi vista circulando pelas ruas do bairro Gioppo, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O flagrante aconteceu na quarta-feira (7) e ganhou repercussão na internet nesta semana.
O doutor em biologia Jackson Preuss confirmou que o animal selvagem registrado nas imagens trata-se, de fato, de uma onça-parda.
Susto com a onça-parda
Nas imagens, é possível ver o animal selvagem caminhando pelas ruas do bairro. Um cachorro chega a correr atrás da onça-parda, mas recua rapidamente ao perceber o porte do felino.
Em outro vídeo, uma pessoa se assusta ao avistar o animal e sai correndo do local.
Osmar Sonego, sargento da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Caçador, informou que este foi o único registro da onça-parda, que não voltou a ser vista no município.
A suspeita é de que o animal tenha fugido para uma área de mata. Sonego também destacou que não há relatos de ataques a pessoas ou a outros animais.
O sargento orienta a população sobre os cuidados ao se deparar com uma onça-parda. Um dos principais alertas é evitar instigar cães contra o animal ou tentar encurralá-lo em locais fechados.
Ele reforça que, ao avistar uma onça-parda, é fundamental manter a calma para que o animal siga seu caminho naturalmente. “A população pode acionar a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros ou a Guarda Municipal”, orienta.


Onça-parda foi flagrada em Caçador, no Meio-Oeste de SC; animal selvagem assustou os moradores – Vídeo: Divulgação/ND
Espécie vulnerável à extinção
Jackson explica que esse é um registro significativo para a região, já que a onça-parda é considerada uma espécie vulnerável à extinção. Também conhecida como sussuarana ou puma, ela é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada.
“É um animal com uma distribuição geográfica gigantesca, ocorrendo naturalmente desde o Canadá até o sul da Argentina. São animais de grande porte — os machos adultos pesam entre 40 e 80 quilos”, explica o biólogo.
A onça-parda se alimenta de pequenos mamíferos, aves, répteis e outros alimentos. “Ela possui uma dieta bastante variada”, destaca Preuss.
A vulnerabilidade da espécie está relacionada, principalmente, à perda de habitat e à caça predatória.
Não há riscos
“É um fato muito importante. Precisamos ter cuidado, pois a presença desse animal na cidade pode causar alarde, mas é essencial reforçar que não há risco para a população humana”, orienta o doutor.
Jackson acrescenta que acidentes envolvendo onças-pardas são extremamente raros, e geralmente ocorrem apenas quando o animal se sente acuado. Ele reforça que não há motivos para pânico.
“Podem ficar tranquilos. Esse animal está apenas em deslocamento, buscando abrigo em áreas florestais”, pontua.
Além disso, a onça-parda desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema. “Ela ajuda a controlar a população de diversos animais. Atualmente, sabemos que até espécies invasoras, como os javalis, podem ser abatidas por ela. Isso mostra sua grande importância ecológica”, finaliza.
Veja o vídeo do animal selvagem pelas ruas de Caçador

Onça-parda foi flagrada em Caçador, no Meio-Oeste de SC; animal selvagem assustou os moradores – Vídeo: Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.