Contribuintes que quiserem fazer parte do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda devem fazer declaração até esta sexta-feira (9) – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ND
A Receita Federal está finalizando a programação do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. Para ter a chance de receber já nessa etapa, os contribuintes devem entregar a declaração de 2025 até o fim do dia desta sexta-feira (9).
Segundo o cronograma, a restituição será paga em cinco lotes. A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir das 10h do dia 23 de maio.
O pagamento será feito em 30 de maio, mesma data em que se encerra o prazo oficial para envio das declarações. Os demais lotes serão liberados nos dias 30 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
Restituição do Imposto de Renda terá prioridade para idosos, professores e quem optar pelo Pix
O período de envio das declarações começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Estão obrigados a declarar os contribuintes com rendimento tributável acima de R$ 33.888 no ano anterior. O não envio no prazo pode gerar multa de R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.
A menos de um mês para acabar prazo de declaração, menos da metade das declarações esperadas foram realizadas – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Até as 21h18 da última quinta-feira (8), a Receita Federal havia recebido 21,4 milhões de declarações, representando 46,3% do total estimado, de 46,2 milhões de documentos.
Têm prioridade no pagamento da restituição pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças graves e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Além disso, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher o Pix como forma de recebimento também será priorizado, conforme nova medida adotada pelo governo.
* Com informações do R7