Eduardo Leite e ex-tucanos chamam PSD de ‘atualização do PSDB’

Eduardo foi recebido por pessedistas clássicos e ex-tucanos, que citaram semelhanças entre PSD e PSDB – Foto: Foto: Divulgação/Mauricio Tonetto
O evento de filiação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao Partido Social Democrático, nesta sexta-feira (9), em São Paulo, teve comparações e citações de semelhanças entre PSD e PSDB do passado, na visão do novo filiado e de outros ex-tucanos presentes. O partido de Kassab foi celebrado como uma “atualização” do antigo ninho.

“É um movimento em direção àquele partido que me recebia, inclusive já vinha recebendo muito dos nossos ex-colegas tucanos, não por qualquer movimento político do presidente Kassab em relação a tirar tucanos do PSDB, mas porque naturalmente isso aconteceu”, afirmou Leite ao justificar a mudança.
O governador disse perceber essas semelhanças entre PSD e PSDB de antigamente. “Vários integrantes (ex-tucanos) estão aqui e percebem um sentimento dentro deste PSD muito semelhantes àquele que embalou o PSDB por muitos anos”, completou.
Eduardo Leite assinou a ficha de filiação ao PSD na presença de ex-tucanos – Foto: Divulgação/Mauricio Tonetto
As declarações ocorreram durante o evento, ou seja, antes de nota divulgada pelo deputado federal e um dos líderes tucano, Aécio Neves. O ex-governador de Minas não vê afinidade de Leite com a nova sigla e provocou o ex-companheiro de partido ao dizer que ele deve estar pensando em projetos regionais, pois o PSD “provavelmente terá outras opções na disputa presidencial.”
Semelhanças entre PSD e PSDB
Andrea Matarazzo, um dos fundadores do partido tucano e que migrou para o partido de Kassab em 2016, também citou as semelhanças entre PSD e PSDB. “Você vai encontrar aqui o mesmo clima que tínhamos lá no início do PSDB”, declarou.
Para Matarazzo, a nova sigla atualização o modelo de gestão partidária adotado pelo antigo partido e vem abraçando uma nova geração de políticos, como o governador gaúcho. “Aqui temos um projeto de país e quadros qualificados.”
Eduardo Leite se filiou ao PSD nesta sexta-feira (9) com evento em São Paulo – Foto: Adriano Assis/ND Mais, São Paulo
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab falou da antiga parceria de seus quadros com nomes históricos do PSDB. O próprio Kassab foi vice de José Serra na prefeitura de São Paulo, assumindo o cargo de prefeito menos de um ano e meio depois, e ficando por dois mandatos. Durante esses oito anos, ele viu o PFL virar DEM, e depois saiu para fundar o PSD.
Situação semelhante aconteceu com outros importantes quadros pessedista. Cláudio Lembo (na época no PFL), que morreu em março deste ano, e Guilherme Afif Domingos (na época no DEM) foram vice-governadores nos mandatos tucano de Geraldo Alckmin.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.