Candidatura de Fernando Haddad em 2026 não deve acontecer, segundo ele mesmo – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/ND
A candidatura de Fernando Haddad tanto para a presidência da República quanto para o Senado Federal em 2026 foi descartada nesta segunda-feira (12) pelo próprio ministro da Fazenda. Segundo ele, para o PT, a prerrogativa para disputar a presidência é do próprio Lula.
Para Haddad, a decisão de uma possível candidatura deve ser feita considerando a melhor alternativa no campo político, e não ao ponto de vista pessoal do candidato.
Candidatura de Fernando Haddad não deverá acontecer em 2026
As declarações foram dadas em entrevista ao portal UOL. Questionado sobre se assumiria a disputa presidencial caso fosse solicitado, ou se vislumbraria uma atuação no Senado, Haddad negou.
O ministro da Fazenda também indicou que apoiará Lula caso o atual presidente queira a reeleição. No entanto, enfatizou que “a prerrogativa é dele de decidir”, e lembrou que Lula disse “para quem quisesse ouvir” que, se estiver bem de saúde, vai concorrer a um quarto mandato.
Presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
Haddad já havia cravado Lula como candidato do PT em 2026
Em março, Haddad havia anunciado que a etapa de definir quem será o candidato do PT em 2026 já está vencida e o nome de Lula é consenso no partido para as próximas eleições.
O ministro da Fazenda também havia afirmado que o PT segue se reinventando com o cenário de ascensão da extrema-direita no país, mas sem abandonar a defesa das bandeiras progressistas que são a essência da existência da sigla.