Inédito, laboratório de foguetes em Joinville quer levar tecnologia local ao espaço até 2030 – Foto: SpaceLabRockets/Divulgação/ND
Joinville vai ter o primeiro laboratório de foguetes no Sul do Brasil. Instalado no Ágora Tech Park, o espaço tem como foco a pesquisa e os testes de propulsão, incluindo motores híbridos e líquidos — tecnologia inédita na região.
O projeto é coordenado pelo engenheiro aeroespacial João Pedro Golynski e foi viabilizado por meio de um termo de fomento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com previsão de inauguração para julho, a estrutura permitirá testes com altas temperaturas e pressões em poucos segundos, etapa essencial para o desenvolvimento de novos motores, combustíveis e outros materiais.
1
4
Projeto prevê testes de propulsão e motores criados na maior cidade de SC – Divulgação/ND/NDTV
2
4
Motivado por paixão e ciência, engenheiro de Joinville lidera projeto espacial – Divulgação/ND/NDTV
3
4
No Ágora Tech Park, contêineres ganham forma de laboratório aeroespacial – Divulgação/ND/NDTV
4
4
Equipe se prepara para testar o primeiro motor-foguete da iniciativa privada no Sul – Divulgação/ND/NDTV
“É um espaço para experimentos em propulsão. Por isso está afastado, em uma área segura. Nosso objetivo é desenvolver aqui os primeiros motores da iniciativa privada no Brasil”, afirma Golynsk.
A paixão por foguetes e Joinville no espaço
Com passagens por competições internacionais nos EUA, o engenheiro começou a idealizar o laboratório ainda na graduação, em 2021. A meta agora é mais ambiciosa: criar, até 2030, o primeiro veículo aeroespacial ou satélite desenvolvido em Joinville.
“Agora até 2030 queremos colocar Joinville no espaço. Temos essa missão seja desenvolvendo um veículo, que não vai ser lançado daqui, mas desenvolver o veiculo criado aqui que possa chegar no espaço; ou satélite também. Acho que Joinville tem muito potencial”, acredita.
A estrutura também visa ampliar a independência tecnológica do país. “Queremos deixar de importar certos componentes e criar nossas próprias soluções, com aplicação em defesa, pesquisa e inovação”, explica.
Segundo o engenheiro, o projeto busca seguir o exemplo de cooperação do último grande foguete brasileiro, o VLS (Veículo Lançador de Satélites), que exigiu o envolvimento de mais de mil empresas em parceria com o governo federal. “Queremos trazer as empresas junto, criar novos materiais, novas patentes junto com a própria indústria”, afirma Golynski.
O laboratório também atuará como uma extensão prática de universidades como UFSC, UFPR, Udesc e Univille. A coleta de dados técnicos, como empuxo, pressão e temperatura, será integrada aos estudos acadêmicos e poderá alimentar parcerias com a indústria local.
Como está a construção do laboratório de foguetes?
Os primeiros contêineres da estrutura chegaram ao Ágora Tech Park no último dia 16 de abril, marcando uma nova fase do projeto. A partir de agora, o cronograma prevê a instalação do mobiliário, sistemas de segurança e montagem dos equipamentos, com a expectativa de realizar, ainda no primeiro semestre, o teste do primeiro motor-foguete desenvolvido pela iniciativa privada no Sul do país.
Previsão de inauguração do laboratório é em julho – Foto: Divulgação/Ágora Tech Park/ND
Inspirado no FabLab Joinville, o laboratório quer se consolidar como um ambiente de experimentação aberta e aprendizado prático, com acesso a maquinário não convencional e tecnologias avançadas. A proposta é aproximar a comunidade — especialmente os jovens — do universo espacial.
Como ficará espaço depois de finalizado – Foto: Divulgação/Ágora Tech Park/ND
Saiba como acompanhar o projeto
O projeto mantém o canal SpaceLabRockets no YouTube e perfis no Instagram e TikTok (@space_lab_rockets), plataformas em que compartilha semanalmente vídeos acessíveis sobre temas complexos, além de atualizações sobre a montagem do laboratório.