Como dar a partida no carro se a bateria da chave inteligente acabar

Chave inteligente do carro não requer uma chave metálica física para nem contato com o carro – Foto: Freepik/ND
A tecnologia automotiva evolui em ritmo acelerado e nada permanece igual por muito tempo. Os elementos mais simples como as chaves do carro passam por modificações ao longo dos anos.
Um exemplo típico é a “chave inteligente”,  que substituiu parte da chave tradicional. Ela funciona como a antiga: ela pode trancar, destrancar e dar partida no veículo. Mas há uma diferença: não requer uma chave metálica física, nem mesmo contato com o carro.

Uso da chave inteligente no carro
Normalmente, a entrada é feita a partir da aproximação com o carro ou tocando no sensor da porta, enquanto a partida do motor é feita pressionando um botão dentro do carro.
Essa tecnologia foi adotada por muitos fabricantes nos últimos anos, mas surge uma pergunta lógica: o que acontece quando a bateria da chave inteligente acaba? Você ainda consegue destravar e ligar o carro?
Segredo da chave inteligente e a chave física de metal
Os carros geralmente são vendidos com duas chaves, então se a bateria da chave inteligente acabar, certifique-se que a segunda esteja guardada em local seguro e ainda tenha energia.
Se você tiver apenas uma, é uma boa ideia ter uma bateria extra em casa para carregar a chave inteligente ou no porta-luvas do seu carro. Porém, se você ficar sem uma segunda chave e sem uma bateria extra, ainda existem opções.
A chave inteligente tem um segredo mecânico caso a bateria terminar – Foto: Freepik/ND
Muitos modelos contam com um sistema de partida por proximidade, o que significa que você pode ligar o carro segurando a chave inteligente perto do botão de partida ou do ponto do sensor no seu veículo.
Embora isso não funcione, há uma chance de sua chave ter uma “carta” bem escondida na manga: a maioria das chaves inteligentes esconde um mecanismo físico de metal, revelado ao pressionar um pequeno botão ou interruptor no controle remoto.
Este eixo de metal pode ser usado para destravar manualmente a porta e, se houver uma tomada correspondente, até mesmo para dar a partida no carro como antes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.