1ª faculdade 4.0 de Odontologia do Brasil transforma alunos em empreendedores


Na Soberana, alunos de Odontologia vivenciam o mercado desde o 1º período, lideram projetos e desenvolvem startups, marcando uma nova era no ensino em Saúde Em um setor ainda tradicional como a Odontologia, uma instituição mineira vem desafiando paradigmas e construindo um novo modelo de ensino superior no Brasil. A Soberana – Educação Conceito em Odontologia, com sede em Juiz de Fora (MG) e presença em estados como Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo, é a primeira faculdade de Odontologia 4.0 do país — e forma profissionais preparados não só para atender pacientes, mas para liderar projetos, criar startups e impactar o setor da saúde com soluções reais.
Desde 2023, a Soberana adota uma proposta educacional voltada para equipes, projetos e forte integração com o mercado. Alunos iniciam estágios desde o primeiro período, desenvolvem modelos de negócios e passam por experiências práticas que unem clínica e empreendedorismo. A faculdade abriga uma aceleradora própria de healthtechs que transforma ideias em protótipos com alto potencial de mercado, além de uma empresa júnior focada na gestão de clínicas odontológicas reais.
“Viver a inovação dentro da Soberana tem sido uma experiência única. Desenvolver dois projetos de startup enquanto ainda estou na graduação me mostrou que é possível criar soluções reais para os desafios da nossa área”, conta Emilie, aluna do 3º período de Odontologia.
“Praticar inovação na Faculdade Soberana é viver a odontologia de forma dinâmica, criativa e conectada com o futuro. Mais do que aprender técnicas tradicionais, aqui somos incentivados a pensar diferente, propor soluções e transformar desafios em oportunidades. Cada projeto, cada discussão e cada aula se tornam momentos únicos de descoberta, onde a inovação deixa de ser um conceito distante e passa a fazer parte do nosso dia a dia.”, nas próprias palavras da Isabelly, uma aluna que ingressou recentemente ainda no 1º período.
Entre os projetos em desenvolvimento estão: o Unificon, hub digital para integrar dados entre clínicas e convênios; marketplaces exclusivos para o setor odontológico em modelos B2B e B2C; e até um dispositivo com inteligência artificial para controle medicamentoso em idosos.
“Ressignificamos a educação em Odonto. Formamos lideranças nexialistas, que pensam negócios e impacto — não apenas a técnica. Isso é o que o mercado precisa hoje”, afirma André Machado, diretor da unidade Juiz de Fora e idealizador do modelo de ensino.
Aula de Anatomia usando tecnologia de realidade virtual
Soberana
A cada semestre, os alunos participam de ciclos de inovação que começam com um Ideathon e culminam no StartUp Day Soberana, evento interno que apresenta os projetos em fase de desenvolvimento. A instituição projeta escalar as iniciativas e lançar, nos próximos anos, startups nascidas dentro da graduação. Pode-se entrar em contato com a equipe e acompanhar as atividades através do instagram @soberanajuizdefora.
Mais que reinventar o ensino odontológico, a Soberana quer ser referência em educação superior para a indústria 4.0. Um projeto que transforma futuros — e reconfigura o presente.
Evento nexialista organizado pela faculdade Soberana
Soberana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.