Operação Templo Vendido investiga irregularidades no contrato entre o Governo de SC e o instituto responsável por administrar o HMISC – Foto: Divulgação/CGU
Indícios de subcontratações ilegais, superfaturamento e recebimento de vantagens indevidas são investigados pela CGU (Controladoria-Geral da União) e pela PF (Polícia Federal) em Santa Catarina. As irregularidades teriam sido supostamente praticadas pelo Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde), responsável pela gestão do HMISC (Hospital Materno-Infantil), localizado em Criciúma.
Durante a Operação Templo Vendido, deflagrada nesta quarta-feira (14), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis. Entre os endereços alvos estão cidades como: São José, Biguaçu, Palhoça, Criciúma, Araranguá e Curitiba, no Paraná.
As investigações têm como base uma nota técnica elaborada pela CGU, que apura o contrato celebrado entre a SES (Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina) e o Ideas, no valor de R$ 196 milhões, para gestão do HMISC no período entre 2018 e 2023.
Os auditores da controladoria constataram que o Ideas teria supostamente subcontratado empresas a ele vinculadas, com suspeitas de execução de serviços com superfaturamento e de recebimento de vantagens indevidas por parte dos dirigentes e ex-dirigentes da entidade.
Instituto e SES se manifestaram sobre a Operação Templo Vendido
Em nota, o instituto informou que colabora com as investigações e que, ainda, “mesmo sem acesso ao inquérito, continuará à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, sempre confiante que os fatos serão devidamente esclarecidos”, pontuou.
Procurada pela reportagem do ND Mais, a SES esclareceu que a investigação não envolve a atual gestão do Governo de Santa Catarina. “Essa organização foi contratada em 2018, pela gestão anterior, e vem sofrendo fiscalização desde 2023, quando a nova gestão do governo assumiu”, frisou o texto.
O Governo de Santa Catarina e o Tribunal de Contas instituíram auditorias internas, assim como a CGU e Polícia Federal.
Sobre o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina
O HMISC é referência materno-infantil do SUS (Sistema Único de Saúde) no Sul de Santa Catarina, com 125 leitos, UTI pediátrica, estrutura para atendimento com UCI neonatal, maternidade e centro cirúrgico. Além disso, a unidade oferece atendimento ambulatorial para 21 especialidades médicas, com Banco de Leite Humano para o atendimento de recém-nascidos e prematuros.
HMISC possui 125 leitos, Banco de Leite e é referência no atendimento materno-infantil no Sul de SC pelo SUS – Foto: Divulgação/Hmisc/ND
Os investigados poderão responder por crimes relacionados a peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.