Governo de SC divulgou imagens de como será passeio por túnel submerso entre Itajaí e Navegantes – Foto: Governo de SC/Reprodução
Duas obras bilionárias e inéditas no Brasil estão prestes a iniciar na prática: projetos ousados de túnel subaquático entre cidades estão avançando em Santa Catarina e em São Paulo.
Entre Itajaí e Navegantes, o Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí) traz, como carro-chefe, um túnel subaquático de 29 metros de profundidade. Já entre Santos e Guarujá, um projeto semelhante está em andamento.
A obra na Baixada Santista foi anunciada pelo governo federal como a primeira do tipo no país. Porém, as tratativas no Litoral Norte catarinense avançam e ameaçam retirar este posto caso o túnel catarinense seja inaugurado antes. Saiba mais sobre cada projeto:
Túnel subaquático Itajaí x Navegantes
Há décadas a população da região espera por uma solução que una as cidades vizinhas que são separadas por poucos metros do Rio Itajaí-Açu. O transporte que hoje é feito pelo ferry boat ganhará um concorrente de peso: passar pelo túnel entre Itajaí e Navegantes deve durar poucos minutos.
Obras do túnel subacuático devem ser um marco na mobilidade urbana da região – Foto: Divulgação/ND
O túnel no Litoral catarinense faz parte do Promobis, projeto que visa desenvolver uma rede integrada de mobilidade e transporte público nos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo).
O projeto, que foi iniciado em 2019 através de uma parceria do CIM-Amfri (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário) e o Banco Mundial, tem o investimento estimado em US$ 342 milhões, sendo dividido entre recursos públicos e privados.
Travessia entre as cidades é feita atualmente somente pelo ferry boat – Foto: Promobis/ Divulgação
As cidades envolvidos diretamente no Promobis (Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú) já encaminharam o PVL (Pedido de Verificação de Limites) para a Secretaria do Tesouro Nacional, que está fazendo a análise da capacidade de endividamento e pagamento dos municípios.
Segundo o consultor técnico do projeto, engenheiro João Luiz Demantova, a expectativa é de que o contrato esteja pronto para assinatura ainda no primeiro semestre de 2025.
“Se contratarmos a operação até junho, faremos a licitação no segundo semestre de 2025 e as obras iniciam no primeiro semestre de 2026”, apontou Demantova ao ND Mais.
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Túnel entre Itajaí e Navegantes é aguardado há décadas pela população. – Promobis/ Divulgação
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Projeto do túnel visto do lado de Itajaí – Promobis/ Divulgação
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Túnel entre Itajaí e Navegantes é aguardado há décadas pela população. – PROMOBIS
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Ao todo, poderão ser investidos US$ 120 milhões no projeto – X1 Arquitetos/Amfri/Divulgação/ND
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A previsão da implantação do túnel é no bairro Imaruí, atrás do Estaleiro Itajaí – X1 Arquitetos/Amfri/Divulgação/ND
O túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes terá 29 metros de profundidade e faixas exclusivas para transporte público, além de permitir a passagem de pedestres e ciclistas. Serão aproximadamente 580 metros de extensão.
A previsão é de que 11 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região. A obra deve ser concluída em cinco anos após o início.
“O de Santos está 18 meses na nossa frente, mas a obra é mais complexa e deve ser mais demorada. Os dois ficarão prontos quase ao mesmo tempo”, salienta Demantova ao ND Mais.
Túnel subaquático Santos x Guarujá
Incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), o túnel será a maior obra do programa federal e deve deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos.
Santos e Guarujá têm semelhanças com Itajaí e Navegantes – Foto: Divulgação Governo Federal/ND
O investimento previsto é de R$ 6 bilhões e a obra será viabilizada por meio de PPP (parceria público-privada), com concessão de 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025 e a inauguração da travessia está prevista para 2030.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. A profundidade do túnel será de 21 metros. Ele terá três faixas por sentido, uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de passagem para pedestres e ciclistas.
Travessia poderá ser feita em menos de dois minutos. – Foto: Divulgação
Segundo o governo federal, mais de 21 mil veículos passam diariamente pelas duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
O tempo de travessia pela balsa atualmente vai de 20 minutos a duas horas, a depender de dia e horário, e o local forma filas constantes. Com a construção do túnel, o trajeto por via rodoviária vai durar menos de dois minutos.