Ao vivo: ministro fala sobre a fraude no INSS em audiência no Senado

Ministro fala sobre a fraude no INSS em comissão no Senado – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/ND
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participa nesta quarta-feira (15) de uma audiência pública na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado. Com início previsto para às 10h30, o ministro fala sobre a fraude no INSS, que envolve descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.
O caso causou forte repercussão política e levou senadores da oposição a cobrarem explicações. A expectativa para audiência, em que o ministro fala sobre a fraude no INSS, é por com detalhes e providências adotadas pela pasta. Segundo o governo Lula, as irregularidades já foram interrompidas e os responsáveis, demitidos. A fraude foi revelada após investigação da Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). O rombo é estimado em R$ 6 bilhões.

Além de responder sobre o escândalo, Wolney Queiroz deve apresentar informações sobre as políticas públicas da Previdência para modernizar os processos internos, reforçar a transparência na gestão dos recursos e melhorar a prestação de serviços ao cidadão. Também são esperadas medidas para ampliar a responsabilidade fiscal e garantir o uso adequado dos recursos públicos administrados pelo INSS.
Em destaque, placa de identificação do Ministro fala sobre a fraude no INSS para senadores – Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
A convocação da audiência na qual o ministro fala sobre a fraude no INSS foi feita por senadores da oposição: Eduardo Girão (NOVO-CE), Marcos Rogério (PL-RO), Sergio Moro (União-PR) e Dr. Hiran (PP-RR). Eles cobram explicações sobre como o esquema foi possível, quais servidores estavam envolvidos e o que será feito para evitar novas fraudes.
Por outro lado, parlamentares ligados ao governo defendem as ações da atual gestão e ressaltam que o esquema foi descoberto e estancado graças a mecanismos de controle implementados recentemente.
Ministro da Previdência, Wolney Queiroz , como deputado federal em 2013 – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A fala do ministro sobre a fraude no INSS ocorre em um momento de pressão crescente no Congresso, com pedidos de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar as investigações. Caso a CPI não avance na Câmara, parlamentares já protocolaram um pedido por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).
Ministro fala sobre a fraude no INSS
A reunião está em andamento e o ministro fala sobre a fraude no INSS aos senadores na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado.  Confira ao vivo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.