Reboque da embarcação do alto mar até área de trapiche em comunidade no litoral do Pará ocorreu no fim da noite deste domingo. Polícia Federal investiga nacionalidade e causa da morte das vítimas. Barco foi rebocado com lancha por agentes federais do mar até terra firma no Pará
Fábia Sepêda/TV Liberal
O barco encontrado à deriva com corpos no litoral paraense neste fim de semana foi resgatado e chegou à terra firme no fim da noite deste domingo (14). Polícia Federal, bombeiros, Marinha e outras auoridades concluíram o reboque da embarcação, do mar até um porto em Bragança, cidade do nordeste paraense distante cerca de 215 quilômetros da capital Belém.
Por volta da meia noite desta segunda-feira (15, o barco estava sendo içado com auxílio de uma máquina retroescavadeira para ser retirado da água e colocado em um caminhão. Os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal em Bragança para início do trabalho de perícia.
Retroescavadeira doi usada para retirar barco da água em comunidade no litoral do Pará
Fábia Sepêda/TV Liberal
Os trabalho de resgate da embarcação com os corpos começou pela amnhã e durou mais de 12 horas. A maré baixa dificultou o traslado, assim como a necessidade de rebocar o barco em baixa velocidade.
“É uma missão que requer pressa, porque quanto mais dias passa, com a decomposição, mais fica díficil de a perícia trabalhar, mas temos que trabalhar com todo cuidado, com segurança para não danificar a embarcação, navegando em áreas muitos razas”, explicou o tenente dos bombeiros Hugo Moura, um dos envolvidos no resgate.
Polícia Federal investiga as mortes de várias pessoas, no litoral do Pará
A suspeita é as vítimas sejam estrangeiras, visto que as autoridades da região não foram notificadas sobre desaparecimento de barcos com pessoas no Brasil. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.
Um dos objetivos da investigação da Polícia Federal é descobrir a nacionalidade das vítimas, além da causa das mortes. Os corpos foram encontrados em estado de decomposição.
MAPA e vídeo mostram local onde barco foi encontrado à deriva
Banco com corpos no Pará: Autoridades aguardam em porto de Vial do Castelo em Bragança o resgate da embarcação
Fábia Sepêda/TV Liberal
A embarcação com vítimas foi achada por pescadores na manhã de sábado (13), mas a maré baixa dificultou os trabalhos de resgate à tarde e à noite de sábado. Mesmo assim, equipes se aproximaram do local para avaliação inicial da situação.
Pescadores registraram corpos dentro de barco.
Reprodução / Redes sociais
“Pelo estado que estão já, bem desidratados, tem bastante dias, talvez até mais de um mês”, afirmou o bombeiro Tadeu Barbosa, que esteve no local ainda no sábado, sobre a decomposição dos corpos.
Na manhã de domingo, uma força tarefa com autoridades federais, estaduais e municipais foi ao encontro da embarcação com os corpos, assim que a maré subiu.
As equipes avaliaram que a melhor opção era rebocar a embarcação com os corpos para o Porto na comunidade ‘Vila do Castelo’. A área foi isolada para receber as vítimas e início dos trabalhos de identificação, além da investigação geral sobre o caso.
Imagens áreas mostram barco encontrado com corpos no Pará
O reboque do mar até terra firme foi acompanhado por aeronave durante o dia – veja no vídeo acima. O traslado exigiu cuidado, pois há muitos bancos de areia na área. Por haver corpos em decomposição no barco, o trabalho precisou ser ainda mais cuidadoso.
Porto na comunidade ‘Vila do Castelo’, no interior de Bragança, foi isolada para receber corpos encontrados no mar no Pará
Fábia Sêpeda/Tv Liberal
LEIA MAIS:
O que se sabe e o que falta saber sobre o barco encontrado à deriva com corpos no Pará
Pescadores encontram barco à deriva com corpos no PA, e PF é acionada; VÍDEO
PF abre inquérito para descobrir nacionalidade de vítimas encontradas em barco à deriva no Pará
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a nacionalidade das vítimas e as circunstâncias da morte. Uma equipe de papiloscopistas da Polícia Federal de Brasília foi para Bragança trabalhar na identificação das vítimas.
Já o Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações sobre caso, uma na área criminal e outra civil. As investigações serão realizadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.
Embarcação encontrada com corpos no litoral do Pará é levada para porto
Infográfico: veja onde barco com corpos foi encontrado no Pará
g1
🔔 Participe do canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Barco encontrado no Pará com corpos chega à terra firme para início da perícia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.